Ganhe até 6% de desconto no Imposto de Renda fazendo doações para instituições

A Receita Federal faz do programa uma forma de incentivar as doações e ajudar a melhorar a situação de muitas famílias vulneráveis.

O valor do Imposto de Renda pode sair um tanto pesado para o bolso, principalmente a depender do quanto você ganha. Porém, para além das diversas isenções que ajudam muita gente, é possível ganhar um desconto significativo na hora de realizar o pagamento. Para isso, a Receita Federal irá utilizar como critério a doação para instituições de caridade que a própria organização define. Por isso, se você quer saber mais sobre como ganhar desconto no Imposto de Renda, continue a ler e descubra todos os critérios por trás dessa iniciativa.

Leia mais: Aposentadoria por invalidez e auxílio-doença: 14 doenças que liberam o benefício

Desconto mediante doação prévia

A Receita divide os doadores em dois grupos: aqueles que fizeram doações prévias e os que realizam no momento. No caso dos primeiros, as doações prévias irão garantir um desconto de 6% no valor total a ser pago no Imposto de Renda. Para isso, o cidadão precisará ter realizado pagamento às seguintes instituições direcionadas:

  • Fundos do Idoso (Nacional, Distrital, estaduais ou municipais);
  • Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional, Distrital, estaduais ou municipais);
  • Projetos aprovados na área das leis de incentivo à cultura, ao esporte e à atividade audiovisual.

Entretanto, o doador precisa ficar atento, já que a quantia para esses projetos tem como base de valor o próprio Imposto de Renda. Ou seja, difere-se dos demais gastos que deverão utilizar a base de cálculos das declarações.

Desconto mediante doação na hora

Todavia, se você esqueceu de fazer a doação ou não sabia dessa possibilidade, ainda é tempo de realizar essa boa ação. Isso porque a quantia pode ser entregue no exato momento do pagamento do Imposto de Renda. Porém, nesses casos, o trabalhador receberá um desconto um tanto menor, de exatos 3%.

Mesmo assim, ainda vale a pena realizar a doação para ajudar pessoas que precisam. Assim, você garante um mundo minimamente mais justo, ao mesmo tempo em que proporcionará a melhora de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade. Lembrando que as doações serão sempre referentes ao ano anterior do momento da transferência e que, portanto, funcionará como um valor sobre a quantia paga. Portanto, as doações feitas em 2022 serão mediante ao valor de 2021, e assim sucessivamente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.