Saiba como ganhar massa muscular consumindo a quantidade certa de proteína

A proteína é um importante nutriente para o bom funcionamento do corpo e ganho de massa muscular. Porém, para o alcance de objetivos deve ser consumida corretamente.

Você sabia que a proteína é uma grande aliada de quem deseja aumentar a massa muscular?

O consumo adequado deste componente promove, entre outras coisas, a perda de peso e o ganho de massa muscular. Ou seja, é o alimento ideal para complementar a rotina de exercícios físicos.

As principais fontes de benefícios das proteínas são os aminoácidos  presentes nelas, que auxiliam no desenvolvimento dos tecidos.

Quando a proteína é ingerida em quantidade reduzida, pode afetar todo o organismo, gerando problemas de saúde, dificuldades de concentração e falta de disposição para realizar atividades do dia a dia, inclusive, exercícios físicos.

Assim, organizar uma alimentação balanceada com quantidades adequadas de proteína garante o aumento da massa muscular e uma rotina mais saudável.

Qual o consumo ideal de proteínas para ganhar massa muscular?

Em entrevista ao jornal Metrópoles, a nutricionista Laura Silva explicou que a quantidade ideal de proteínas vai depender do objetivo de cada um.

Mas, segundo a especialista, ter um bom consumo de proteínas gera sensação de saciedade, controla os níveis de ferro no corpo, fortalece as unhas, evita a queda de cabelo e diminui até a sensação de ansiedade.

Paralelamente, a nutricionista Patrícia Campos Ferraz, da Faculdade de Saúde Pública da USP, aponta que é importante ter um consumo adequado de proteínas, mas para usufruir dos benefícios do nutriente é preciso ter uma alimentação balanceada com outros macro e micronutrientes, como carboidratos e vitaminas e minerais dos vegetais.

Já os atletas e pessoas que praticam exercícios físicos devem ter um consumo de proteínas um pouco maior, mantendo uma alimentação diária do nutriente com cerca de 1,2 a 1,5 gramas por quilo na dieta.

Um estudo da revista Sports Medicine Open, uma publicação científica com foco em esportes, também confirmou que o consumo de 1,5 g de proteína para cada quilograma do peso atual é o adequado para quem quer ganhar massa muscular.

O conselho das nutricionistas é montar uma alimentação balanceada que se encaixe na rotina. Assim, além dos objetivos de ganhar massa muscular, considere a idade, a massa muscular atual e os momentos disponíveis para a alimentação, já que é importante ter entre três ou quatro refeições durante o dia.

As principais fontes de proteínas para uma dieta equilibrada são:

  • Peito de frango;
  • Ovos;
  • Carne bovina;
  • Lombo grelhado;
  • Atum;
  • Tilápia;
  • Queijo Minas;
  • Leite.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.