Confira 5 dicas para garantir que seus e-mails serão lidos

Veja essas dicas infalíveis para assegurar que seus e-mails terão a atenção do destinatário.

Você sabia que existe uma estimativa de que são enviados cerca de 280 bilhões de e-mails no mundo por dia? Porém, aproximadamente 79% deles não são sequer abertos. Pensando nisso, confira agora 5 dicas de como garantir que os e-mails sejam lidos.

Leia mais: Banco Inter deseja ensinar jovens a fazer investimentos por meio do Metaverso

Dicas para assegurar que seus e-mails serão lidos

1. Envie o e-mail na terça-feira pela manhã

Já foi feito um estudo com base em 300 milhões de mensagens, e a partir daí foi possível extrair essa dica. Segundo o levantamento, você deve enviar seus e-mails na terça-feira, no período da manhã, mais precisamente às 10h.

Qual a explicação para isso? Normalmente as pessoas costumam usar a segunda-feira para se inteirar das coisas, mas só na terça-feira é que se tornam mais produtivas e passam a se dedicar às atividades individuais.

2. Crie assuntos curtos, personalizados e diretos

Se você personalizar o assunto do seu e-mail, as chances de que o destinatário leia aumentam em torno de 17%. Além disso, assuntos curtos são melhores, haja vista que a maioria das pessoas abre a caixa de entrada pelo celular. Portanto, o limite mais recomendado de palavras para o título é entre seis e dez.

3. Escreva de forma objetiva e breve

Não é incomum que a leitura de e-mails seja feita de forma superficial, apenas com uma passada de olhos rápida pela mensagem em busca do ponto principal, ao invés de dar atenção a detalhes mais sutis. Sendo assim, escreva de forma breve e bem objetiva para garantir que o destinatário vai ler seu e-mail.

4. Use emojis de forma moderada

Não há nenhuma proibição sobre usar emojis. Entretanto, um estudo identificou que uma carinha feliz em um e-mail de caráter profissional pode fazer você aparentar ser uma pessoa menos competente. Além disso, o uso de emojis pode tornar sua mensagem mais informal.

5. Cuidado com as diferenças culturais

Assim como outros assuntos podem variar em relação à abordagem dependendo da localidade, com os e-mails não é diferente. Na Alemanha, por exemplo, as pessoas costumam escrever de forma mais formal e direta.

Enquanto isso, na América do Sul, é comum que mesmo e-mails de trabalho possuam temas pessoais antes de focar no assunto profissional. Por isso, se atente e se adeque à forma de tratamento da região para onde você vai mandar suas mensagens para não ser mal interpretado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.