Saiba como identificar e proceder quando o cão ou gato apresenta sintomas de anemia

A anemia, assim como nos humanos, é uma doença grave que em casos mais sérios pode levar a óbito. Por isso, veja como identificar o quanto antes e o que fazer.

Não só os seres humanos sofrem de anemia, como animais domésticos também. A redução dos glóbulos vermelhos causados por essa doença é o principal motivo para deixar seu cachorro ou gato com aspecto abatido. Por isso, é importante saber como identificar se o pet está com anemia para tratar de forma mais assertiva.

Leia mais: Confira quais são as melhores raças de cães para criar em apartamento

Antes de tudo é importante informar que, caso seu animalzinho apresente alguns desses sintomas, é fundamental levá-lo diretamente para um veterinário da sua confiança para começar o tratamento adequado para seu pet. Confira os sintomas mais comuns que podem acontecer em casos de anemia e fique atento!

Sintomas de anemia em cães e gatos

Os sintomas mais comuns envolvendo animais domésticos envolvem: imunidade muito baixa, perda de apetite, tonturas ou desmaios repentinos, intolerância a exercícios físicos, anorexia, cansaço e palidez, principalmente na gengiva e olhos.

Como tratar anemia nesses animais?

A causa da anemia pode ser diversa. Neste caso, o papel do médico veterinário é identificar a causa real desse problema, ao mesmo tempo em que trata os sintomas gerais, para que o cachorro ou gato possa se recuperar completamente da doença.

Alterações intestinais, verminoses, problemas gástricos, dificuldade do organismo em absorver nutrientes e hemorragias são alguns dos fatores que podem fazer com que seu pet tenha anemia. Além disso, problemas comportamentais e emocionais, como ansiedade e depressão, podem fomentar a falta de apetite extrema, resultando em uma anemia.

Por isso, é fundamental o acompanhamento de um profissional da área para que seu animalzinho posse se recuperar de forma mais rápida. Lembre-se quanto antes o tratamento for iniciado, menores serão as chances de o quadro evoluir e resultar no óbito do seu pet.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.