Saiba como ingressar na Aeronáutica! Qual curso devo fazer?

0 36

A carreira na Força Aérea Brasileira (FAB) é objeto dos sonhos de milhares de jovens brasileiros. Porém, muitos ainda têm dúvidas sobre como ingressar na corporação e, conseguindo, quais as opções a seguir na instituição.

O melhor é que as formas de ingresso na Aeronáutica são muitas, desde o ensino médio ao superior. Neste caso, as graduações podem incluir especialidades nas áreas de Farmácia, Odontologia e Engenharia.

Por isso, trouxemos as principais informações sobre como ingressar na Aeronáutica, além do que a FAB oferece como carreira!

Carreiras da Aeronáutica

A primeira coisa a saber é que as carreiras da Aeronáutica são organizadas em três grupos: infantaria, intendência e aviação.

Em todas elas, a admissão se dá através de concurso. Anualmente, a FAB oferta mais de 20 seleções para civis e militares

A Infantaria é o que chamam de combate direto e, até o momento, aceita ingressantes, somente, do sexo masculino. As demais aceitam candidatos de ambos os sexos e, na Intendência, o ingressante atuará em áreas de apoio logístico.

Carreiras para quem quer o ensino médio

Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar)

A escola está situada em Barbacena, Minas Gerais, e oferece formação de nível médio preparando os alunos para ingressar na Academia da Força Aérea (AFA).

Assim, quem concluir o curso com sucesso tem vaga garantida no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da AFA.

Exigências: sexo masculino e idade entre 14 e 18 anos

Carreiras para quem quer curso superior

Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)

Realizado em Guaratinguetá, no estado de São Paulo, oferece cursos técnicos em mais de 20 áreas. Entre elas, eletricidade, controle de tráfego aéreo, administração e meteorologia.

O curso tem duração de 24 semanas a dois anos, dependendo da formação. Ao completá-lo, o aluno sai graduado como 3º Sargento Especialista e, a partir daí, pode seguir carreira na FAB.

Ah e, com seleções internas, pode chegar ao oficialato da corporação!

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Localizado em São José dos Campos, interior de São Paulo, oferece educação de nível superior em diversas especialidades da Engenharia. São elas:

  • Engenharia Aeronáutica
  • Engenharia Eletrônica
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica
  • Engenharia de Infra-estrutura Aeronáutica (Civil)
  • Engenharia da Computação

Os cursos têm duração de cinco anos e selecionam seus candidatos por meio de provas específicas.

O ITA faz parte do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e, além das graduações, oferece mestrado, doutorado e extensão universitária.

Oficiais

Quem já é formado ou tem o ensino médio pode ingressar como oficial da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP). Lá, são oferecidos cursos de formação para Oficiais Aviadores, Infantes (apenas sexo masculino) e Intendentes.

O curso tem duração de quatro anos e oferece graduação de nível superior. O ingresso é feito por concurso público e, com sua conclusão, o aluno sai como Aspirante a Oficial. Para participar da seleção, é preciso ter idade entre 17 e 21 anos.

Quadros de Apoio

A FAB admite, por meio de concurso público, profissionais de diversas formações para atuação nas mais variadas áreas, como Engenharia, Comunicação Social, Administração e Direito.

Para ingressar, o candidato passa por provas teóricas, exames médicos e testes físicos. Mediante a aprovação, é matriculado no curso de adaptação com duração de 17 semanas realizado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar). A sede é localizada em Barbacena, Minas Gerais.

Quanto às exigências, estas variam conforme o quadro. Disso, também, depende a progressão de carreira.
Homens e mulheres podem fazer parte da FAB pelo quadro de oficiais temporários. As seleções são esporádicas e permitem atuação por até oito anos em diversas áreas.

Restrições

Os candidatos devem atentar-se às exigências para ingresso relacionadas ao sexo. Escola Preparatória de Cadetes do Ar, oficiais de infantaria, capelães e algumas especialidades de sargentos restringem o ingresso apenas a homens.

Os demais concursos da FAB admitem candidatos de ambos os sexos.

Saiba mais sobre o ingresso na FAB pela seção específica no site: www.fab.mil.br/ingresso

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.