4 armadilhas mentais que acabam com sua produtividade
Evite alguns desses vícios para se tornar uma pessoa mais produtiva e reduzir a procrastinação.
Nos dias de hoje, um tópico muito procurado pela sociedade é como melhorar a produtividade. Seja no trabalho ou nos estudos, essa é uma busca da maioria das pessoas que querem ter mais eficiência no que fazem, mas tem algumas dificuldades, como falta de atenção, de interesse ou de concentração.
Hábitos que devem ser evitados para aumentar sua produtividade
O que são armadilhas mentais?
Reuniões excessivas, exercer diversas tarefas ao mesmo tempo e altas demandas são alguns exemplos de verdadeiros inimigos da nossa produtividade. Além disso, existem também as armadilhas mentais que, segundo psicólogos, são hábitos presentes na rotina que ocupam muito espaço em nossa cabeça e esgotam nossa energia sem produzir nada de valor.
Uma estratégia para aumentar sua produtividade é reconhecendo essas armadilhas e “desativando-as”. Assim, é possível reduzir a procrastinação e realizar tarefas com menos esforço e mais foco.
Principais armadilhas mentais
Conheça agora as principais armadilhas mentais:
Planejamento falso
De acordo com a Associação Americana de Psicologia, um planejamento falso acontece quando subestimamos a quantidade de tempo e esforço necessários para concluir uma tarefa. Isso ocorre devido ao excesso de confiança em altos desempenhos para cumprir todas as atividades.
Calcular errado o tempo necessário para fazer uma atividade pode levá-lo a uma sobrecarga de tarefas, já que você tenta compensar a falta de tempo com alto desempenho. Dessa forma, você assume mais tarefas do que é capaz em um único dia, o que pode prejudicar outras áreas da sua vida.
Tudo isso resulta em esgotamento físico. Ao abrir mão de horas destinadas ao lazer ou descanso, com o objetivo de cumprir as demandas que faltaram, você ficará exausto emocionalmente e fisicamente.
Portanto, avalie bem seus horários e suas metas diárias, e não faça planejamentos que você não conseguirá cumprir. Elabore listas com as tarefas necessárias e determine um tempo para cada uma delas.
Momentos de distração
Esses são aqueles momentos em que você está esperando um programa abrir no seu computador e, para não ficar parado, você acessa uma rede social no celular ou abre outra guia. O problema é que, depois que nos distraímos, temos dificuldade para retomar o trabalho, e aí o que eram apenas 30 segundos se torna 5 minutos.
No final das contas, você acaba saindo do foco por muito tempo, e isso gera um pico de ansiedade em que você tenta compensar o tempo perdido.
Para resolver isso, quando sentir vontade de conferir as notificações no seu celular, espere mais 10 minutos. Quando esse tempo passar, é bem provável que seu desejo de checar as redes sociais também tenha passado. Essa regra serve também para quando você quiser pesquisar algo no Google enquanto espera, ou assistir a um episódio de uma série.
Efeito urgência
Esse efeito se refere a quando damos mais importância a realizar tarefas urgentes com resultados menores em vez de tarefas mais importantes e com resultados maiores. Ou seja, é o que acontece quando priorizamos finalizar uma tarefa simples de 5 minutos em vez de um projeto que levará horas de trabalho.
Uma forma de solucionar isso é utilizando agendas, reservando um determinado tempo para tarefas importantes, em que você estará indisponível para outras atividades. Isso também fará com que você saiba quando está se distraindo, pois se você estiver fazendo algo que não era planejado para aquele momento, é uma tarefa que deve ser feita depois.
Vergonha de não ter feito tudo
Primeiro, tenha calma, afinal, você não é uma máquina e é normal que se canse e tenha seus limites e momentos de baixa produtividade. Sentir-se envergonhado por não ser produtivo irá te deixar mal, então seja justo consigo mesmo ao se cobrar.
Isso acontece quando você dorme um pouco além do horário e não faz seus exercícios físicos pela manhã, ou quando não consegue entregar todos os seus trabalhos a tempo. A auto-culpa só fará você se sentir pior, portanto, busque correr atrás do prejuízo em vez de ficar se culpando pelos atrasos.
Para lidar com esse problema, a dica é: autocompaixão. Assuma a responsabilidade por seus atos, mas sem ter vergonha.
A autocompaixão te torna mais resistente a decepções e mais preparado para o futuro. Converse consigo mesmo, tente ver a verdade por trás da situação, reconheça quando você deu o seu melhor e quando não deu. Assim, fica mais fácil ver as coisas de forma genuína e sem colocar seus sentimentos à frente de tudo.
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