Como os insetos podem ajudar a alimentação das populações no futuro

Pode parecer soar estranho, mas os insetos podem ser muito importantes para nós humanos. Saiba como os insetos podem nos ajudar no futuro!

Muitas pesquisas indicam que se as cidades continuarem no ritmo que estão, com o desmatamento, alta produção de carbono e amplo uso de inseticidas, a vida na Terra pode não ser mais propícia. Para mudar esse futuro, cientistas estão buscando alternativas para cada um desses problemas e parece que os insetos podem nos ajudar de forma que nunca imaginamos. Se quiser saber como os insetos podem nos ajudar, então acompanhe a leitura!

Sobre os insetos

Esses artrópodes estão presentes no planeta há milhões de anos e acompanharam a nossa evolução desde o começo. Ademais, eles estão espalhados por todo o globo e têm funções importantes na manutenção de ecossistemas.

Os insetos fazem parte da cadeia alimentar de porcos e galinhas, por exemplo, então é a partir deles que conseguimos utilizar esses animais para suprir nossas necessidades energéticas.

Eles também são responsáveis pela polinização das plantas e seu principal representante nessa função é a abelha. As formigas também podem ajudar, pois costumam carregar pólen em suas patas ou ao longo do seu corpo.

Ademais, outros insetos são importantes catadores de matéria orgânica e ajudam na limpeza e decomposição dela no meio ambiente. Outro ponto importante é que esses animais normalmente se alimentam de outros pequenos bichos que costumam ser pragas agrícolas.

Como eles podem nos ajudar

Diante do que foi visto sobre esses animais, já podemos ter uma ideia de como os cientistas esperam aplicar o uso dos insetos:

  • No controle de pragas – como esses artrópodes se alimentam desses bichos, é possível criar uma plantação sem uso de químicos e pesticidas, assim teremos uma agricultura sustentável. Ademais, será possível manter a qualidade da água, que não sofrerá contaminação com essas substâncias;
  • Como polinizadores – sua função natural será aproveitada pela agricultura frutífera para criar uma produção mais natural;
  • Para alimentar animais de produção e até mesmo os seres humanos – esses insetos são ricos em proteínas e, em lugares como a Ásia, já fazer parte da dieta de humanos. Por outro lado, também podem ser incluídos na alimentação de animais de produção, como galinhas.

Vale ressaltar que alguns países já buscam regularizar os insetos para consumo humano. É o caso da EFSA – Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos que está estudando espécies de insetos que podem ser incluídas em nossa alimentação.

Se você gostou desse artigo, então clique aqui para ler mais notícias interessantes como essa!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More