Saiba como resgatar as informações da Declaração do Imposto de Renda do ano anterior

Você pode também realizar uma cópia desses registros através do Centro de Atendimento Virtual (e-CAC). Confira as instruções.

A Receita Federal anunciou recentemente que o novo programa de declaração do Imposto de Renda poderá obter o reaproveitamento das informações do documento anterior. Assim, a novidade irá agilizar e trazer mais praticidade aos processos.

Vale ressaltar a importância de acondicionar esses documentos durante o período de cinco anos. Isso porque, no decorrer deste tempo, podem haver questionamentos sobre informações ou valores contidos na declaração.

Leia também: Auxílio Emergencial deverá ser devolvido no Imposto de Renda

Como solicitar?

Você pode também realizar uma cópia desses registros através do Centro de Atendimento Virtual (e-CAC). Siga as instruções abaixo:

  • Ao acessar a plataforma, você deve informar o código de acesso e a sua senha. Caso não tenha mais esse número, é possível recuperá-lo seguindo as orientações disponíveis na página;
  • Após preencher os campos “CPF”, “Código de acesso” e “Senha”, clique em “Processos Digitais”, que fica no menu ao lado esquerdo da tela;
  • Uma nova aba será aberta no seu navegador, onde você deve selecionar a opção “Solicitar Serviço via Processo Digital”;
  • Agora, em “Área de concentração de serviço”, escolha a opção “Cópia de documentos”. Em “Serviço”, selecione “Obter cópia da última declaração IRPF entregue”;
  • Por fim, clique em “Solicitar serviço”. A cópia da última declaração feita à Receita Federal ficará disponível na pasta de processos do sistema.

Certificado Digital

Outra forma de conseguir o IR é através do ‘’Certificado Digital’’, informando somente o número de CPF e garantindo sua identidade digital. Para aqueles que desejam transferir suas informações do antigo documento para o atual, é preciso prestar bastante atenção às recomendações a seguir:

Normalmente, o programa redireciona a busca do arquivo para a pasta “Transmitidas” do IR 2021, onde você pode encontrar sua declaração. Você também pode gerar uma cópia do arquivo de 2021 e salvá-lo numa pasta da sua escolha. Para isso, abra o programa do IR 2021, e na tela inicial do programa, localize a declaração na pasta “Transmitidas”.

Um documento com o seu CPF e a extensão “.DEC” é a sua declaração. Em seguida, abra o programa de declaração deste ano (IR 2022), clique em “Nova”, escolha o tipo de declaração (“Ajuste Anual”) e depois clique em “Importar declaração de 2021”. Na janela seguinte, selecione a pasta do computador onde você salvou o arquivo de 2021.

Por fim, caso queira resolver essa questão no local, o cliente deverá realizar um agendamento virtual, escolher a data disponível e comparecer presencialmente à Receita Federal.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.