Aprenda a testar a velocidade da sua internet pelo Google
Essa é uma maneira prática de verificar a velocidade da sua internet. Saiba como funciona.
A internet é cada vez mais parte da nossa vida, ainda mais depois da pandemia, que nos levou a mudar a maneira como nos comunicamos com outras pessoas. Agora, as reuniões, as aulas e até o trabalho podem ser feitos de casa. O mais complicado dessa situação, porém, é que nem sempre a conexão funciona do jeito esperado. Geralmente as operadoras não cumprem o que prometem e acabam entregando uma velocidade inferior à contratada, dificultando a vida dos usuários.
Leia também: Saiba mais sobre o novo programa de pagamento entre Google e Spotify
Como verificar sua conexão pela aba Google?
A página do Google possui inúmeras funcionalidades, dentre elas uma que permite realizar uma checagem rápida da sua velocidade de internet. Para isso não é necessário baixar nenhum programa, pois a verificação pode ser realizada direto na tela do computador ou do celular, basta somente seguir os passos abaixo:
- Abra a página do Google no seu navegador;
- Na barra de pesquisa, escreva “teste de velocidade”;
- Após abrir uma página, clique em “executar teste de velocidade”;
- No final, uma nova janela será aberta e exibirá informações sobre a sua conexão. Caso esteja em dúvida, pode clicar em “buscar novamente”;
- Pronto! O número que aparecer corresponde à velocidade registrada.
O que fazer caso não esteja de acordo com o contrato?
Ao testar e perceber que a velocidade entregue pela operadora não corresponde ao que foi definido previamente, você tem o direito de acionar o servidor e pedir a reconfiguração da sua velocidade para o que foi estabelecido em contrato.
As operadoras também garantem conexão completa via cabo. Uma boa maneira de verificar o desempenho real da sua banda larga é conectando o seu computador ou notebook a um cabo.
Vale ressaltar que, de acordo com a Anatel, os provedores devem entregar pelo menos 40% da velocidade contratada das 10h às 22h. Assim, a média mensal não deve ser menor que 80% da velocidade.
Comentários estão fechados.