Saiba como tirar a 2ª via da certidão de nascimento pela internet

Com a pandemia, muitas coisas se adaptaram para diminuir as filas e permitir essa praticidade.

A certidão de nascimento é o primeiro documento de uma pessoa que possui valor jurídico. É ela que garante a existência, nacionalidade, nome dos pais e outras informações acerca do indivíduo. Sem ela, é impossível exercer alguns direitos básicos do cidadão, como abrir contas em bancos, se matricular em escolas e votar. Na pandemia, devido ao distanciamento social, houve uma adaptação na maneira de retirar a segunda via, com o objetivo de evitar filas. Desse modo, agora é possível conseguir a sua segunda via da sua certidão forma online. Leia o texto e confira passo a passo!

Leia também: Confira a sua situação eleitoral online para se manter regular

A importância de possuir a certidão de nascimento

Como dito acima, a certidão de nascimento é o primeiro documento fundamental para o cidadão. É ela que certifica a sua existência enquanto brasileiro, nome dos pais e naturalidade. Por isso, é importante que a criança seja registrada assim que nascer para que já possua direitos.

Assim, a primeira via é gratuita e pode ser retirada no cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais do lugar onde a criança nasceu. Para o recém nascido há um prazo de 15 dias, caso a pessoa more próximo ao cartório.

Se o prazo for passado, ainda é possível fazer a certidão de nascimento em qualquer idade, desde que duas testemunhas maiores de 18 anos estejam presentes para confirmar a identidade da pessoa. Caso haja perda do documento também é possível retirar a segunda via.

Como tirar a segunda via da certidão

Agora é possível tirar a segunda via de maneira online, mas é preciso fornecer alguns dados do documento original para que ela seja realizada. Assim, o primeiro passo é acessar o site do Registro Civil e selecionar “Nascimento”. Em seguida, insira a cidade e o cartório em que foi retirada sua certidão.

Insira os dados básicos como nome, CPF e nome dos pais. Após isso, você precisará de algumas informações da documentação original como nome do livro, folha e termo da sua certidão de nascimento.

Por fim, o site emitirá uma via eletrônica para o seu e-mail ou uma via física que pode ser encaminhada para sua casa. Para finalizar, será necessário o pagamento de uma taxa , tanto na modalidade impressa quanto online para que se possa obter o documento oficial mais uma vez.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More