Confira agora como trocar de curso sem perder a bolsa do Prouni

Existe uma maneira de mudar de área e ainda usufruir do benefício. Entenda!

A possibilidade de mudança de curso sendo bolsista do Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma das dúvidas mais frequentes entre os estudantes. Afinal, como se trata do principal programa voltado para inserção da população no ensino superior, sempre surgem questionamentos referentes ao tema. Acompanhe a leitura e saiba como trocar de curso sem perder a bolsa do Prouni!

Leia mais: Confira as datas de inscrição para os programas do Ministério da Educação

É bem comum que estudantes se candidatem para uma vaga específica, mas ao terem contato com o curso, eles acabam mudando de ideia em relação à se graduar naquela área. Contudo, é normal notar que a grade curricular não era aquilo que se imaginava, assim como perceber que aquela não é a carreira ideal a se seguir.

Com isso, pode surgir a vontade de trocar de curso. Por mais que em qualquer instituição de ensino superior isso seja possível, quando se trata do Prouni, as coisas funcionam de uma outra maneira. Confira!

Mude de curso sendo bolsista Prouni

Quando se é beneficiário do Prouni, você pode sim realizar a transferência de curso, porém a nova opção tem que fazer parte da mesma área de conhecimento. Exemplificando, se o aluno deseja pedir transferência do curso de Enfermagem, a outra graduação escolhida deve ser da mesma área que esse, ou seja, da área da saúde.

Ademais, também é possível fazer a solicitação para uma transferência externa. Então, caso opte por mudar de instituição educacional, ambas as faculdades precisam estar de acordo com o seu requerimento. Além disso, a nova escola de ensino superior precisa estar credenciada ao Prouni.

Toda instituição deve estar aberta para você realizar essa solicitação. E depois que você a fizer, o Termo de Transferência do Usufruto da Bolsa será emitido, garantindo assim que o processo seja concluído. Porém, vale ressaltar que o MEC (Ministério da Educação) não interfere nesse trâmite.

Importante ter atenção

Existem algumas situações que impedem a transferência de curso enquanto bolsista do Prouni. Uma delas é a alteração da bolsa parcial (50%) para uma bolsa integral (100%) sem que o aluno tenha realizado o Prouni novamente e feito o requerimento na instituição de ensino superior.

Além disso, também não é autorizada a transferência de curso quando o estudante já tiver realizado todos os semestres disponibilizados pela faculdade. Outra situação que não permite a mudança de curso é quando a concessão da bolsa ocorreu por meio de uma decisão judicial.

Outro fator impeditivo é a transferência de uma faculdade particular para uma pública, visto que esse tipo de instituição não faz parte do Prouni. Portanto, nessa situação, o estudante tem a revogação da bolsa assim que houver a confirmação da sua matrícula na instituição pública.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More