Pesquisadores chineses afirmam ter IA capaz de ler mentes
Relatório assustador aponta a evolução de uma inteligência artificial. Saiba mais.
Recentemente, um relatório de um grupo de pesquisadores afirmou que o governo chinês está implementando uma inteligência artificial capaz de ler mentes. Segundo o informe, a IA utiliza tecnologia de ponta para monitorar os milhares de funcionários do Partido Comunista do país.
Isso é possível através de uma análise precisa das expressões faciais e ondas cerebrais para avaliar se os indivíduos estavam atentos ao “pensamento e educação política” do governo.
Leia mais: “Criança” de inteligência artificial do Google pode escapar e fazer coisas ruins, afirma insider
Governo chinês e medidas de segurança
O governo chinês é mundialmente conhecido pelo investimento extensivo em tecnologia voltada ao controle e monitoramento dos seus cidadãos. Além disso, em algumas metrópoles, existem sistemas de compra, venda e avaliação completamente digitais, substituindo trocas com dinheiro físico. Por conta disso, através de pesquisadores, é um Estado que incentiva o desenvolvimento de novas inteligências artificiais.
Dessa forma, a IA capaz de “ler mentes” é apenas uma ampliação de uma década de um estado policial em constante evolução. Para isso, ela utiliza big data, “machine learning” e reconhecimento facial para construir o que alguns especialistas rotulam como a ditadura digital mais complexa do mundo. Segundo o Centro Nacional de Ciência Abrangente de Hefei, essa tecnologia será usada para solidificar a confiança e determinação de ser grato ao partido.
A Inteligência Artificial
O instituto utilizou 43 membros do partido na equipe de pesquisa e deu aulas sobre suas normas e premissas, onde os voluntários foram monitorados pelo novo software. Publicada em julho deste ano, a reportagem em vídeo mostra um sujeito olhando para a tela de um quiosque e realizando exercícios de promoção da política partidária.
Dessa forma, a IA foi capaz de observar as expressões do indivíduo e identificar sua reação a determinados conteúdos. Por um lado, será possível julgar como os membros do partido aceitaram o pensamento e a educação política. Por outro, fornecerá dados reais para o pensamento e a educação política, para que possam ser aprimorados e enriquecidos.
Comentários estão fechados.