Caixa libera saques esquecidos do FGTS e PIS/Pasep
Confira as novas liberações feitas pela Caixa em relação ao dinheiro do PIS/Pasep e FGTS para quem perdeu a data de retirada.
A Caixa Econômica Federal distribui o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) esquecido para os brasileiros e o PIS/Pasep para a maioria dos trabalhadores. Os saques esquecidos do FGTS e PIS/Pasep são valores referentes ao abono salarial dos anos-base 2019 e 2020, cotas do Fundo PIS/PASEP e FGTS. Os trabalhadores interessados podem acessar suas contas para verificar saldos de pagamento. Confira a seguir!
Leia mais: Lucro do FGTS: veja como, quando e quem pode receber
Confira os quatro tipos de saques liberados
Valores esquecidos do FGTS
Os fundos esquecidos que poderão ser sacados do FGTS vão incluir os trabalhadores que estejam desempregados há pelo menos três anos ou que tenham trabalhado de maneira informal.
A Lei 8.036/90 do FGTS dá garantia para os trabalhadores que não tenham cadastro na carteira de trabalho nos três anos anteriores tenham saldo disponível para sacar. Se for esse o seu caso, seria sensato consultar o fundo.
Essas verificações podem ser realizadas pelo aplicativo oficial do FGTS ou acessadas pela conta gov.br. Após a verificação, se você tiver recebíveis, os saques de FGTS e PIS/PASEP podem ser feitos no mês de seu aniversário. Para isso, basta levar seu RG, número do PIS/Pasep/NIS e sua carteira de trabalho para apresentar em uma agência da Caixa e retirar o dinheiro.
Dinheiro não resgatado do PIS/Pasep 2019 e 2020
- Abono salarial 2019
Cerca de 320 mil trabalhadores não retiraram seus benefícios referentes ao ano-base 2019, segundo dados do Governo Federal. Ao todo, são 208 milhões de reais pendentes para o resgate. A liberação dos saques começou em 31 de março e segue até 29 de dezembro.
- Abono salarial 2020
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Social, atualmente, cerca de 478.724 trabalhadores brasileiros não retiraram seus benefícios do ano-base de 2020. No total, todos os trabalhadores juntos têm 438 milhões de reais para sacar.
Cotas do fundo do PIS/Pasep
O benefício é destinado a trabalhadores que estavam com carteira assinada no período entre 1971 e 1988. Conforme explicou o banco, ainda existem mais de 10 milhões de pessoas que podem sacar essas cotas. O valor esquecido é estimado em 23 bilhões de reais.
Para conferir se há recursos disponíveis, o indivíduo deve baixar o aplicativo do FGTS, pois os recursos do antigo fundo PIS/Pasep foram encaminhados para lá. Outra opção é consultar uma agência com seus documentos oficiais em mãos.
Comentários estão fechados.