Qual o tempo mínimo de contribuição para poder receber o seguro desemprego?
O seguro desemprego leva em consideração a quantidade de meses de contribuição dos últimos 18 meses.
Após perder o emprego, alguém pode se sentir desamparado e sem rumo, de modo que qualquer apoio nesse momento é bem vindo. Por isso, o INSS oferta o seguro desemprego para essas ocasiões, ajudando financeiramente o trabalhador até a conquista de um novo emprego. Entretanto, é necessário um tempo mínimo de contribuição para receber o seguro desemprego, conforme explicaremos a seguir.
Leia mais: Saiba quais as doenças que garantem aposentadoria por invalidez pelo INSS
INSS leva em consideração os últimos 18 meses
Na hora de analisar as solicitações do seguro desemprego, o INSS levará em consideração os últimos 18 meses. Porém, isso não significa que seja necessário ter contribuído todos esse tempo para receber o auxilio. Na verdade, na primeira solicitação, a Previdência irá analisar se dentro desse período de 18 meses, o trabalhador contribuiu por, pelo menos, 12 meses.
Já na segunda solicitação, a quantidade de meses de contribuição muda, bem como o período de análise. Nesse caso, a Previdência irá analisar os últimos 12 meses para ver se houve contribuição por pelo menos nove meses. Já no caso da terceira solicitação ou mais, o INSS irá considerar se houve trabalho em carteira registrada e com contribuição nos últimos seis meses. Ademais, vale ressaltar que esse benefício está disponível apenas para os trabalhadores regulados com registro na CLT e que, portanto, realizam a contribuição a cada salário.
Quanto se recebe se seguro desemprego?
Para saber qual será o valor do seguro desemprego ao qual você tem direito a receber, basta fazer o seguinte cálculo: some os salários dos três últimos meses de contribuição, além de férias ou 13º, caso ocorridos nesse período. Além disso, o trabalhador que recebeu a demissão sem justa causa também terá direito aos 40% do FGTS, conforme a lei explica.
Dessa forma, é possível passar o intervalo entre duas oportunidades de emprego com mais tranquilidade e sossego. Lembrando que para realizar a solicitação, você pode baixar o app Meu INSS ou então ligar para a central do Instituto, através do telefone 135.
Comentários estão fechados.