INSS: 4 informações necessárias antes de solicitar a aposentadoria
Saiba dicas imperdíveis ao solicitar a sua aposentadoria.
Caso esteja pensando em solicitar a sua aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social, o famoso INSS, é preciso estar muito ciente em relação aos detalhes necessários para confirmar o seu pedido. Isso fará muita diferença ao valor final do seu benefício. Além disso, também poderá influir significativamente no seu tempo de espera.
Portanto, para ficar por dentro das informações necessárias antes de solicitar a sua aposentadoria, confira o artigo na íntegra!
Leia mais: Condições de saúde também dão direito a aposentadoria por invalidez
O que levar em consideração ao solicitar a aposentadoria?
- Tempo de serviço militar é contabilizado na sua aposentadoria
Consoante o artigo 55 da Lei 8.213/91, referente aos benefícios concedidos pelo INSS, o assegurado pode incluir no cálculo da aposentadoria o seu tempo durante o serviço militar, inclusive aquele de cunho voluntário. Para isso, será necessária a comprovação através da Certidão de Reservista, com data inicial e final referentes à prestação do serviço.
- Períodos trabalhados sem registro na Carteira de Trabalho
Infelizmente, é muito comum que ocorram falhas em relação ao registro do empregado através da assinatura da Carteira de Trabalho. Isso faz com que o trabalhador acabe saindo no prejuízo. Porém, atualmente existem algumas formas de comprovar esse período de trabalho.
Essas comprovações podem ser feitas através de conversas no WhatsApp sobre os trabalhos feitos, comprovantes de recebimento, vídeos de câmeras de segurança, ou qualquer outra forma que revele o vínculo trabalhista.
- Verifique o CNIS
O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) funciona como um “extrato previdenciário” de contribuições feitas ao INSS. Nesse, constam todos os registros de trabalho, assim como seu histórico de pagamentos feitos ao instituto. Ele é imprescindível para que o assegurado confirme que está tudo bem em relação à Previdência Social.
- Cuidado ao digitalizar documentos
Agora que já confirmou que toda a sua documentação está correta, é preciso ter uma certa cautela em relação à digitalização dos documentos. Por isso, confirme se a mesma está em posição correta de leitura.
Além disso, é preciso que o tamanho de cada arquivo não exceda 5 MB, e o somatório dos mesmos deve respeitar o limite de 50MB. Ademais, os arquivos precisam estar em boa resolução.
Comentários estão fechados.