Saiba se é possível receber duas aposentadorias simultâneas pelo INSS

Para receber o benefício de duas aposentadorias simultâneas, é preciso que elas sejam de regimes distintos.

Normalmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões e outros benefícios. No entanto, devido à grande variedade de abonos dentro de cada categoria específica, há algum debate sobre se a instituição pode conceder duas aposentadorias ao mesmo tempo. Por isso, confira neste artigo se é possível um trabalhador receber duas aposentadorias ao mesmo tempo.

Leia mais: 1º lote de restituição do IR é aberto pela Receita para consultas

É possível receber duas aposentadorias simultaneamente?

De forma geral, pode-se dizer que sim. É possível acumular duas aposentadorias ao mesmo tempo, mas somente se forem de regimes diferentes. Nesse sentido, vale informar que na previdência social existem dois tipos de sistemas que podem garantir o benefício ao trabalhador: o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Sendo que, no caso do RGPS, a responsabilidade está sobre os cidadãos que praticam atividades por carteira assinada em empresas privadas. No caso do segundo, sobre os funcionários públicos e militares.

Como funciona a aposentadoria dupla?

A regra geral para acumular duas aposentadorias, é que o trabalhador deve obter uma do Regime Geral de Previdência Social e outra do RPPS. Um exemplo prático dessa questão é o caso dos professores que, ao longo de sua vida profissional, trabalharam simultaneamente em instituições de educação pública e privada.

Aumento do valor da aposentadoria paga pelo INSS

Além disso, vale reforçar que o INSS é responsável pela operacionalização do RGPS. Nesse sentido, no artigo 201 da Constituição Brasileira destaca-se a organização do RGPS, que tem função de filiação contributiva e obrigatória, e onde toda a atividade do INSS está enquadrada.

As informações constantes do banco de dados do INSS são utilizadas para verificar a cobertura previdenciária, tempo de contribuição e salário de contribuição do trabalhador. A organização tem 13 revisões disponíveis para aumentar o valor do benefício. Tantas situações diferentes podem justificar um pedido de revisão do valor do benefício pago.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More