Saiba o que fazer quando não estiver recebendo o seu auxílio do governo
Estar com o CadÚnico operando da forma correta é imprescindível para receber diversos benefícios do Governo Federal, como o Auxílio Brasil e o vale-gás.
O Cadastro Único, mais conhecido como CadÚnico, é uma das principais plataformas para o repasse do dinheiro do governo para a população inscrita em diversos programas sociais diferentes. Nesse sentido, o seu mau funcionamento pode acarretar na dificuldade do cidadão em ter acesso ao benefício necessário para a sua sobrevivência, como o Auxílio Brasil e o vale-gás. Portanto, entenda o que fazer para receber o auxílio.
Leia mais: Saiba como resgatar as informações da Declaração do Imposto de Renda do ano anterior
Entenda mais sobre o CadÚnico
Como dito anteriormente, o Cadastro Único é uma plataforma que funciona como intermediária entre o governo federal e a população inscrita nos programas sociais oferecidos pelo Estado.
Com isso, o CadÚnico é considerado um banco de dados do governo com as informações de milhares de brasileiros que já solicitaram, estão ou já estiveram em algum projeto de auxílio. No entanto, como em todo processo operacional, surgem problemas e algumas pessoas podem não receber o valor do benefício inscrito, mesmo estando regularizadas no CadÚnico. Por isso, entenda sobre o que pode ser feito para voltar ao funcionamento regular.
Atualização de dados no CadÚnico
Um dos principais motivos para os cidadãos não conseguirem receber o auxílio é a falta da atualização de dados na plataforma. Nesse sentido, todo caso de alteração da condição da família cadastrada, seja pela mudança de endereço, aumento ou diminuição na renda da família, desemprego, ou qualquer outra característica que seja solicitada no CadÚnico, pode afetar na oferta do benefício.
Além disso, é importante ressaltar que mesmo quando não há mudança significativa na renda, é preciso atualizar os dados do CadÚnico a cada dois anos. Assim, o governo consegue realizar análises atualizadas de acordo com a necessidade de cada família e, portanto, direcionar melhor os programas de auxílios.
O que fazer caso tudo esteja regularizado e ainda assim não receber o auxílio?
Se você tem certeza de que todos os dados estão atualizados, que sua família cumpre os requisitos do auxílio e mesmo assim não há o recobrimento do valor, a primeira coisa a fazer é ir ao CRAS mais próximo para verificar o que pode estar acontecendo.
Comentários estão fechados.