Milho: os efeitos negativos para a sua saúde
Saiba como balanceá-lo na dieta para aproveitar bem o São João.
O milho é um alimento básico e presente em inúmeras casas ao redor do mundo. No entanto, no Brasil, por estarmos nos aproximando da festividade de São João, o milho se encontra cada vez mais presente. Milho assado, cozido, bolo de milho, entre as mais diversas variedades.
No entanto, mesmo na sua forma mais simples, é preciso estar atento às vantagens e desvantagens da ingestão de tanto milho. Para saber mais sobre o assunto, confira o artigo na íntegra e entenda os efeitos colaterais sentidos por quem come muito milho.
Leia mais: Aprenda a cozinhar milho de um jeito fácil!
É preciso tomar cuidado na quantidade de milho ingerida
Um equívoco muito comum entre as pessoas é crer que o milho seja um vegetal, entretanto, ele é na verdade, um grão. Assim como outros grãos, esse é um ingrediente muito versátil, que pode agregar muito à sua alimentação quando ingerido com cautela.
Visto que “tudo em excesso tende a fazer mal”, o milho não escapa a essa lógica. Seu consumo em excesso pode causar alergias e sintomas como erupções cutâneas, inchaço das mucosas, vômitos, e etc.
Diabéticos precisam ter ainda mais cautela
Os diabéticos não podem exagerar no consumo desse grão. Isso ocorre porque o milho aumenta os níveis de açúcar no sangue. Por conta disso, as chances de obter um pico glicêmico são muito altas, ocasionando um grave risco ao indivíduo.
Pode causar inchaço abdominal e flatulência
Por conta da alta concentração de amido encontrada no milho, essas reações tendem a ser muito observadas. O milho, ao se decompor no intestino grosso, produz muito gás. Em vista disso, quando consumido em grande quantidade, esses sintomas são ainda mais intensos.
Por ser, também, rico em fibras e outros ingredientes essenciais, quando ingeridos em excesso, a alta quantidade de fibras pode ser prejudicial, causando indigestão e cólicas estomacais.
O mesmo também não deve ser ingerido cru, uma vez que pode ocasionar em graves crises de diarreia. Dessa forma, é possível observar que o milho está correlacionado a uma série de problemas estomacais e intestinais. Por isso, caso note os sintomas citados e necessite de uma investigação mais detalhada, consulte seu médico.
Comentários estão fechados.