Cores de detergente: Veja para que serve cada uma e aprenda suas diferenças
Entenda quais são as reais diferenças entre os produtos presentes nas prateleiras dos mercados.
Segundo as empresas de produtos de limpeza, as diferentes colorações do detergente não são somente para fazer referência ao seu aroma. Na verdade, elas visam facilitar o entendimento do consumidor sobre a utilização adequada de cada uma. Sendo assim, confira para que serve cada cor de detergente e entenda suas diferenças.
Leia mais: Saiba quais são os 3 insetos que não se deve matar jamais
Entenda as diferenças de cada cor de detergente
A nível de entendimento, comumente, as empresas de produtos de limpeza utilizam uma escala de cores que se inicia no vermelho e vai até o azul, passando pelo amarelo. Geralmente, quanto mais vermelho o detergente for, mais ácida está a substância. Os produtos que tem uma tonalidade mais esverdeada são neutros, enquanto os azuis e roxos são alcalinos.
Com isso, o seu uso está relacionado com o tipo de microrganismo que cada um combate com mais eficácia. Ainda assim, todos esses produtos têm ação de limpeza, independentemente da cor, desempenhando o papel básico de um sabão líquido.
Veja qual a finalidade de cada tonalidade
Confira abaixo os tipos de detergente mais comuns encontrados em supermercados e conheça os pontos fortes de cada um:
- Detergente branco
Comumente à base de coco, é um sabão mais suave. Além disso, é o mais espesso entre os detergentes e geralmente rende menos. Contudo, é ótimo na remoção de manchas de roupas e tecidos, inclusive as de crianças e bebês, que costumam ser mais delicadas.
- Detergente transparente
O detergente transparente, chamado também de “clear”, se parece ao branco por conta da suavidade, por mais que seja um pouco agressivo à pele. Porém, seu uso como desengordurante é bastante eficaz.
- Detergente amarelo
O amarelo é o tradicional detergente neutro. Tal produto pode não ser tão suave quanto os outros, mas é o mais recomendado para a lavagem de louças, paredes, pisos, estofados e até mesmo algumas roupas. Sua composição não costuma deixar manchas nas superfícies.
- Detergente vermelho
Apresentando uma composição mais concentrada, costuma ser mais forte que os demais, Assim, o seu uso é recomendado na remoção de cheiros impregnados, como, por exemplo, em louças que foram utilizadas para preparar peixes, alho, cebola ou outros temperos fortes.
- Detergente verde
O detergente verde, que geralmente apresenta aroma de limão, tem a mesma função da sua forma vermelha. Com isso, é indicado para remover odores indesejáveis, bem como pode ser muito bem aproveitado para limpar pisos e paredes.
Comentários estão fechados.