Saiba por que alguns remédios são permitidos no Brasil e proibidos no exterior
Alguns medicamentos, como Dipirona e Nimesulida, tão populares por aqui, recebem outro tipo de tratamento em outros países ao redor do mundo.
Alguns remédios populares são bastante difundidos no Brasil, como Dipirona e Nimesulida, utilizados para dores e inflamações, respectivamente. Inclusive, muitas pessoas adquirem esses produtos nas farmácias de maneira livre, sem receita médica, embora isso seja algo obrigatório em alguns casos.
No entanto, esses remédios tão ‘inofensivos’ por aqui são totalmente proibidos em outros países, até mesmo em países mais desenvolvidos, como a Alemanha e os Estados Unidos.
Mas se esses remédios são proibidos lá fora, por que são vendidos livremente por aqui? Há um risco real para a administração desses produtos? Vamos falar sobre isso a seguir.
Remédios liberados no Brasil são seguros?
Confira quais são os remédios permitidos no Brasil e proibidos lá fora. Fotos: Pixabay
Agora, como alguns desses remédios liberados aqui são proibidos lá fora, fica a insegurança de muita gente sobre o uso deles. No entanto, esses produtos são devidamente liberados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Desta maneira, o órgão realiza testes clínicos e científicos antes de permitir a venda de um produto. A Dipirona e o Nimesulida são dois deles, mas há diversos outros exemplos, até mesmo remédios para tratamento de câncer.
E a explicação para ser liberado aqui e proibido em outros países se justifica pela diversidade de agências regulatórias. Isso porque, assim como o Brasil tem a Anvisa, os demais países têm suas próprias agências.
No caso específico da Nimesulida, ela nunca foi liberada na Alemanha, por exemplo. Mas, a liberação pela Anvisa não significa que possa ser usada de forma indiscriminada.
Por exemplo, a Anvisa determina que menores de 12 anos e pessoas com histórico de doenças hepáticas e renais evitem tal remédio. Esse é um dos motivos da proibição total em outros países.
Onde consultar informações sobre remédios?
Para quem ainda está com dúvida sobre a segurança de um determinado medicamento, uma dica é consultar o próprio site oficial da Anvisa.Por lá, há a lista dos remédios que são liberados para uso no território brasileiro.
Caso um determinado remédio não seja encontrado por lá, é porque não está liberado, ao menos momentaneamente. E, naturalmente, pode acontecer de um medicamento que hoje é liberado vir a ser proibido no futuro.
Além disso, é sempre importante consultar um médico antes de se automedicar, o que é sempre perigoso. Além disso, para ter ainda mais segurança, vale a pena conversar com um farmacêutico na hora da compra.
Esse profissional também faz a ponte entre a receita dada pelo médico e o que vai ser comprado na farmácia. Em resumo, quando se usa um determinado remédio com a prescrição correta, não se deverá ter problemas.
Comentários estão fechados.