Você costuma levantar à noite para fazer xixi? Confira 7 possíveis causas desse problema
Levantar de madrugada para ir ao banheiro uma vez ou outra é comum, mas se isso acontece com frequência, pode ser sinal de algum problema de saúde.
A noctúria, chamada também de diurese noturna, é a vontade de urinar com frequência durante a noite e faz com que a pessoa precise interromper seu sono várias vezes para ir ao banheiro. Nesse sentido, veja agora por que levantamos a noite para urinar.
Leia mais: Comer duas horas antes de dormir pode aumentar o risco de desenvolver diabetes
Levantar à noite para fazer xixi com frequência – O que pode ser?
Essa condição é mais comum em idosos, entretanto, também pode acontecer com pessoas mais jovens. A diurese noturna pode indicar algum problema de saúde e, no mais, também compromete consideravelmente a qualidade do sono devido às interrupções. Portanto, confira as possíveis causas desse inconveniente:
1. Ingestão de líquidos em excesso antes de dormir
Se você consome muitos líquidos à noite, sobretudo antes de dormir, é provável que tenha maiores chances de acordar de madrugada para fazer xixi. Além disso, bebidas que contém cafeína e álcool podem aumentar ainda mais a diurese, pois tornam a urina mais diluída e menos concentrada.
2. Diabetes
Um dos sinais característicos de diabetes é a poliúria, ou seja, urina em excesso. Isso ocorre devido a um mecanismo do corpo para colocar a glicose em excesso para fora. Dessa maneira, o organismo “expulsa” o açúcar do sangue por meio da urina após a filtração nos rins.
3. Aumento da próstata
Alguns homens têm um aumento benigno da próstata conforme envelhecem. Dessa maneira, a glândula aumentada dificulta a passagem da urina, que acaba sendo incompleta. Por essa razão, homens idosos podem sentir necessidade de urinar mais vezes.
4. Bexiga hiperativa
Nos casos de bexiga hiperativa há uma maior atividade desse órgão, ou seja, ela funciona se contraindo mais, independente do volume de urina. Por esse motivo, a pessoa costuma urinar mais vezes e em poucas quantidades.
5. Gestação
As grávidas também costumam urinar mais. Isso acontece porque, durante esse período, o útero aumenta muito de tamanho e acaba comprimindo a bexiga. Desse modo, a necessidade de ir ao banheiro é maior.
6. Problemas neurológicos
Lesões neurológicas, a exemplo do Acidente Vascular Cerebral (AVC), podem acarretar disfunções na bexiga. Consequentemente, esse órgão pode se tornar flácido e atuar de forma involuntária, causando incontinência urinária.
7. Infecções urinárias
As infecções no trato urinário podem ocorrer por causa de vírus, fungos e bactérias. Esse tipo de situação é relativamente comum e, como consequência, ocorre uma infecção na bexiga que faz surgir a necessidade de urinar com mais frequência.
Comentários estão fechados.