Por que não devo olhar nos olhos do meu gato? Entenda agora o motivo!

Os olhos desse animal são a forma dele se comunicar com o mundo. Veja mais!

Os gatos são animais tranquilos, independentes e calmos. No entanto, também tem fama de serem misteriosos e desconfiados. Muitas vezes já nos aconselharam a não olhar nos olhos desse animal, mas porque será? Confira neste artigo porque não devemos olhar nos olhos do gato. Acompanhe a leitura!

Leia mais: Conheça as cores de gatos e seus significados

Não olhe nos olhos do seu gato

Em primeiro lugar, os olhos do felino são bastante expressivos e é através deles que esses animais transmitem o que estão sentindo. Ou seja, é a forma que ele tem para se comunicar com os seres ao seu redor.

Além disso, os sentimentos transmitidos pelo olhar do peludo podem ser identificados pelo formato da sua pupila. Como, por exemplo, quando estão em um formato parecido com uma fenda, pode ser que o gato esteja estressado ou irritado com algo. Mas, caso estejam em formato oval, o felino pode estar sentindo medo, ansiedade ou desespero.

Com isso, se o seu pet estiver fechando os olhos lentamente, isso significa um sinal de comprimento, um “gosto de você”, ou seja, ele está demonstrando que confia em seu tutor. Todavia, se as pupilas estiverem de tamanhos e formas diferentes, o ideal é levar o seu animalzinho ao médico veterinário de imediato, pois pode haver alguma inflamação ou lesão na retina.

Mas então, porque não devemos olhar para os olhos do felino?

Ao redor do mundo, há milhares de lendas em que os gatos são protagonistas. Inclusive, uma delas conta que, se você olhasse fixamente para os olhos do animal durante a lua cheia, a sua alma seria sugada e levada para o purgatório – mas claro que é apenas uma falácia! Porém, o real motivo para você não olhar nos olhos dos gatos é que, para eles, um olhar fixo em sua direção significa que você está o ameaçando ou que você quer lutar com ele, então, isso pode fazer com que o animal ataque como forma de defesa.

Portanto, é recomendado evitar esse comportamento para que o seu pet não fique desconfortável e provoque possíveis acidentes, como arranhões e mordidas. Nesse sentido, o ideal é que você procure conquistar a confiança do seu felino com muito carinho, paciência e principalmente, respeito.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More