Funcionários do mês: descubra as principais profissões exercidas pelos cães!

Você sabia que, assim como os humanos, os cachorros também trabalham? Saiba as principais profissões exercidas pelos cães.

Sabe-se que os antepassados caninos tem sua fama por desempenharem tarefas lado a lado aos humanos em busca da sobrevivência, como por exemplo pastorear, caçar e lavrar. Após a Revolução Industrial, a maioria dos cachorros que possuíam essas funções foram substituídos e passaram a assumir o objetivo de cão de companhia.

Entretanto, da mesma forma que existem cães que têm uma vida de puro entretenimento, brincadeiras durante o dia e sonecas rotineiras, ainda hoje existem cachorros que exercem alguns tipos de trabalhos. Continue lendo para saber mais sobre as profissões exercidas pelos cães.

Leia Mais: Receita Caseira: Como fazer areia de gato biodegradável 

Quais as profissões dos cães

  • Cães Policiais

Por terem os sentidos mais aguçados, como audição e olfato, e serem ágeis e fortes, são essenciais hoje em dia para a equipe policial, e são membros importantes para a polícia do mundo todo. São recrutados para busca e apreensão, recuperação de provas, resgate e para rastrear objetos. Então, as raças mais visadas para esse posto são: Labrador, Pastor Alemão e Pastor Belga.

  • Cães Farejadores

Em seguida, atuantes em áreas de fronteiras, aeroportos e em locais de transporte de cargas, percebem o cheiro de substâncias ilícitas/proibidas, explosivos e drogas, ajudando demais a combater vários crimes. Direciona-se o seu treinamento para a sua capacidade olfativa. E além de serem voltados para o crime, tem cães farejadores que buscam objetos ou animais, como os caçadores de trufas na alta gastronomia. As principais raças de cães farejadores são: Pastor Alemão, Beagle, Boder Collie, Labrador e Golden Retriever.

  • Cães de Resgate

A equipe de resgate conta com a prontidão dos cães para auxiliar nas buscas, eles ajudam em situações de risco, como desmoronamento, avalanches e acidentes no geral. As raças que possuem mais facilidade no resgate são: São Bernardo, Pastor Alemão e Labrador.

  • Cães de Terapia

Na medicina existe a zooterapia que trabalha com terapia assistida com cães (e animais em geral), ela estuda a capacidade dos cães de melhorar o humor e até aumentar a imunidade do ser humano. comprova-se que o melhor amigo do homem consegue sim ajudar na cura de doenças. Além de deixar o dia de qualquer pessoa mais feliz!

  • Cães Guias

Treina-se os cães guias com a função de auxiliar e orientar pessoas com necessidades especiais e deficientes visuais. Infelizmente no Brasil existem poucos cães-guia, principalmente pelo custo elevado do treinamento do cão. Então, as raças mais comuns de cães-guia são: Golden Retriever, Labrador e Pastor Alemão.

  • Cães Pastores

Por fim, mesmo sendo antiga, essa profissão ainda é recorrente em fazendas atuais para pastorear cavalos, bois e vacas no campo. Independente da raça, para pastorear o cão os trejeitos de acordo com sua criação. Entretanto, existem raças que são famosas por pastorear, dentre elas estão: Boder Collie, Australian Shepherd e Pastor Alemão.

Então, além dessas habilidades, os nossos amigos de quatro patas tem uma função principal para nós, que é levar muito amor para as nossas casas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More