Por que será que os cães rodam antes de fazer as necessidades? Confira agora!

Os cachorros têm a estranha mania de dar giros no lugar antes de fazer cocô, mas qual a razão de toda essa preparação? Saiba a resposta.

Já notou que a maioria dos cachorros têm o peculiar hábito de rodar no mesmo lugar antes de, finalmente, conseguirem evacuar? Mas você sabe qual é o motivo de toda essa preparação? Explicaremos aqui quais são as teorias existentes envolvidas neste processo e o que os estudiosos têm a dizer sobre isso. Acompanhe a leitura e fique por dentro do porquê que os cães rodam antes de defecar!

Leia mais: Saiba qual é o animal que não tem predador natural

Desvendando os “porquês”

Com o passar do tempo, muitas teorias surgiram com a finalidade de achar um motivo racional que explicasse o porquê dos cachorros darem várias voltinhas antes de fazer suas necessidades. Alguns acreditavam que essa prática era um jeito desses animais conseguirem “amassar” a grama para criar uma superfície mais fofa e menos pontiaguda para a posição de evacuar.

Além dessa explicação, outro pensamento bem comum é que essa atitude dos caninos está relacionada com uma questão de se precaver de possíveis perigos. Por isso, seria uma forma de dar uma conferida rápida em volta do ambiente em busca por predadores antes de entrar em uma posição que o deixa vulnerável.

Todavia, as duas teorias estão erradas. No ano de 2013, um estudo foi publicado na revista Frontiers in Zoology que apresentou algo muito mais complexo. De acordo com os pesquisadores, essas voltinhas estão ligadas ao ato de se calibrar com o campo magnético da terra.

Ligação com o planeta Terra

A pesquisa foi resultado do estudo do zoólogo Hynek Burda juntamente com alguns parceiros, que passaram dois anos analisando diversos cães em seus momentos mais vulneráveis, fazendo cocô. Durante o processo de pesquisa, os especialistas viram cães defecando 1893 vezes e observaram qual era o alinhamento do animal com o planeta nessa etapa.

Para o zoólogo, o jeito como os cachorros tentam estabelecer uma conexão com o planeta é semelhante ao modo que os pássaros se guiam através dos polos magnéticos da Terra durante a migração. Porém, os cães a utilizariam para atingir o equilíbrio perfeito na hora de ir ao banheiro.

Com isso, os estudos mostraram que em 20% das horas de sol, os cachorros giram para se alinhar e se voltarem ao norte ou ao sul do campo magnético da Terra. Pois, enquanto evacuam, é nessas horas que o campo magnético do planeta está estável. Entretanto, quando há uma instabilidade magnética ou quando eles não conseguem se conectar a um polo, é normal que deem voltas por um tempo e acabem evacuando em qualquer direção.

Porém, qual seria a real razão para esse hábito? Para o zoólogo, o motivo é bastante singelo: os cachorros tentam se alinhar com os polos da Terra, pois esse é um jeito deles conseguirem recordar a última vez que defecaram. Afinal, essa é uma informação importante no processo de demarcação de território para não deixar rastros para supostos predadores.

Se você gostou de saber dessa curiosidade sobre porque os cães rodam antes de defecar, então envie e compartilhe com amigos que também amam animais!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More