Confira 4 compras que os aposentados costumam se arrepender depois
Fique atento e não desperdice seu dinheiro suado no período da aposentadoria com gastos sem planejamento.
Muitas pessoas atingem o seu maior patrimônio no período da aposentadoria. Além disso, é nesta fase que se cria a sensação de que, após anos de trabalho duro, é hora de gastar um pouco do seu dinheiro e curtir a vida. No entanto, sem planejamento financeiro e orçamento adequados, isso às vezes pode ser bem desastroso. Confira agora quatro compras que os aposentados costumam se arrepender depois.
Leia mais: Confira o que pode ocasionar a suspensão da sua aposentadoria
Experiências de viagens com destinos caros
Muitos aposentados pensam em viajar quando chegam nessa fase da vida, e, realmente, é uma boa maneira de passar o tempo. Porém, se você gastar muito dinheiro em uma viagem, isso pode prejudicar suas finanças futuras.
Ainda que não haja nada de errado em viajar no período de aposentadoria, é importante não ficar obcecado em gastar o equivalente a cinco a dez anos do seu dinheiro da aposentadoria em uma única viagem.
Uma casa maior
Se você é uma pessoa que está acostumada a se mudar e seguir aumentando o tamanho da moradia ao longo da vida, pode acabar achando que este é o momento de comprar a sua maior casa.
Mas, no geral, este é realmente o pior momento possível para tal aquisição. Isso porque, se você tem filhos, eles vão acabar saindo de casa, e você e seu cônjuge vão ter que ocupar e manter uma casa grande. Tome cuidado, pois no final, isso pode acabar não fazendo muito sentido.
Compras online
O tempo livre é uma das coisas que as pessoas mais esperam quando pensam em aposentadoria. No entanto, se você não for bem organizado no aspecto financeiro, isso pode acabar custando caro.
Tenha cuidado ao usar seu computador ou celular e navegar em sites de compras, pois você pode acabar gastando mais do que costumava. Em geral, compre apenas itens que sejam essenciais. Por isso, fique atento às suas despesas pós-aposentadoria e perceba que você não tem mais a mesma renda de antes.
Carros caros
Ainda que seja super compreensível querer um carro confortável na aposentadoria, você precisa equilibrar as possibilidades com a sua realidade de orçamento. Lembre-se que um carro caro é uma despesa contínua, não uma compra única.
Além disso, como muitos desses carros exigem gasolina mais cara, eles tendem a ter custos de manutenção, prêmios de seguro e custos de combustível sempre mais altos.
Comentários estão fechados.