Saiba quais são os alimentos que causam gases e se previna de desconfortos
Algumas pessoas possuem intolerância a determinados alimentos e por isso desenvolvem excessos de gases, mas existem alimentos que contribuem para o quadro. Saiba quais.
Gases intestinais e estomacais são comuns na vida de todo ser humano, entretanto, o seu excesso pode indicar a necessidade de mudança de hábitos. No caso, percebe-se que a situação ultrapassou os limites quando o indivíduo começa a sentir falta de ar, fisgadas no peito e estômago pesado.
Geralmente, a razão por detrás desse aumento está nos alimentos que causam gases. Por isso, separamos alguns alimentos que podem estar entre os motivos do seu desconforto. Confira!
Leia mais: Confira 10 frutas laxantes para ajudar a soltar o intestino.
Alimentos que causam gases
- Lactose
Lactose é o açúcar presente no leite de origem animal e, portanto, em seus derivados. Assim, o que se chama de intolerância à lactose é a incapacidade de determinados organismos de digerir essa substância. Nesses casos, é comum que a pessoa desenvolva dores estomacais, intestinais e uma grande produção de gases intestinais. Para solucionar o problema, o paciente precisa diminuir a quantidade ingerida ou substituir o leite de origem animal pelos de origem vegetal, como o leite de coco, de soja ou de amêndoas.
- Pães
Estudos apontam que os amidos são grandes causadores de gases nas pessoas, e consequentemente os seus efeitos. Entre esses produtos com amido estão os pães, tão comuns e rotineiros na vida dos brasileiros. Porém, não apenas os pães, como também todas as massas à base de farinha de trigo podem gerar esse mal estar.
- Frutose
Muitas indústrias alimentares se gabam de possuir alto teor de frutose em seus produtos, que no caso é o açúcar natural da fruta. No entanto, nesses alimentos, como os refrigerantes ou sucos pasteurizados, a quantidade de frutose é muito maior que a presente nas frutas. Desse modo, o nosso organismo não consegue digerir essa alta demanda de frutose. Logo, evite produtos com excesso desse ingrediente, e até mesmo o consumo exacerbado de frutas in natura.
- Feijão
O feijão é um ingrediente que comemos quase todos os dias, porém também é um dos maiores causadores de gases. Isso porque esse leguminoso possui muitas fibras e amidos resistentes à ação do organismo. Entretanto, temos uma dica infalível para diminuir o nível de impacto do feijão sobre nosso corpo: deixe de molho pelo menos 12 horas antes de cozinhar. Isso irá fazer com que o feijão seja mais leve e gere menos efeitos no intestino.
Comentários estão fechados.