Bom para o coração: beber café diariamente ajuda a prevenir doenças cardíacas
Apenas 2 xícaras de café por dia podem ser muito benéficas para seu coração. Saiba mais.
O café faz parte das refeições diárias de boa parte da população, e a boa notícia é que beber 2 a 3 xícaras todos os dias pode diminuir os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares que podem levar à morte. Existem diversos benefícios de beber café, afinal, ele possui efeito anti-inflamatório, reduzindo o estresse oxidativo e ajudando a modular os efeitos da glicose. Entenda melhor sobre esses benefícios a seguir.
2 xícaras de café diárias para o bem do seu coração
Segundo um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology, não importa se for café descafeinado, moído ou instantâneo, as pessoas que consomem de 2 a 3 xícaras da bebida tendem a ter menor taxa de mortalidade e diagnóstico ligado a doenças cardiovasculares. Entretanto, em casos de arritmia, esses riscos só diminuem quando o café é moído ou instantâneo.
O estudo contraria uma crença muito antiga que levava diversos profissionais de saúde a fazerem a recomendação de evitar café para proteger o coração. Afinal, embora essa bebida possua altos índices de cafeína, esta não é única substância em sua composição, e os outros agentes biológicos presentes são responsáveis por atuar de forma protetora.
Os pesquisadores resolveram realizar o estudo com o intuito de descobrir como os diferentes tipos de café – descafeinado, moído ou instantâneo – afetavam as doenças cardiovasculares, e o resultado surpreendeu muita gente ao comprovar que o uso moderado de café é bastante saudável.
Como os pesquisadores chegaram aos resultados?
O assunto dividia opiniões entre os profissionais de saúde, que praticamente proibiam o uso de café para os seus pacientes com doenças cardiovasculares. Contudo, graças a esse estudo, foi comprovado que além de não fazer mal, beber café proporciona vários benefícios para o coração.
Os resultados foram obtidos através de dados do Biobank do Reino Unido. Os pesquisadores acompanharam cerca de 450 mil pessoas que não possuíam doenças no coração no início do estudo. Os voluntários que participaram do processo possuíam em média 58 anos e responderam suas preferências quanto a cafés.
Após 12,5 anos, os pesquisadores constataram que aqueles que bebiam de 1 a 5 xícaras de café em pó ou instantâneo tinha uma ocorrência muito menor de arritmia.
Além disso, diminuíram os casos de insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral isquêmico entre aqueles que consumiam em média 2 a 3 xícaras de qualquer um dos três tipos, em comparação com aqueles que não bebiam café de forma alguma.
Conclusão do estudo
Embora os resultados tenham sido positivos, é importante ter muito cuidado com o uso exagerado de cafeína. Portanto, o café ainda não é uma bebida totalmente recomendada pelos médicos, entretanto, após esses estudos, já é possível liberar o cafezinho para alguns pacientes.
Comentários estão fechados.