Benefícios do gengibre: Saiba mais sobre essa raiz tão utilizada na culinária

Em sua composição, o gengibre contém uma alta concentração de 6-gingerol e 8-gingerol, que são substâncias bioativas.

Frequentemente utilizado na culinária, o gengibre também é reconhecido por suas características medicinais. Além disso, a raiz contém uma alta concentração de 6-gingerol e 8-gingerol, que são substâncias de origem bioativa, ou seja, que possuem algum efeito sobre a saúde humana. Continue lendo e confira quais são os benefícios do gengibre!

Essa raiz possui características termogênicas, promovendo o aceleramento do metabolismo. Sendo nativo do continente asiático, o gengibre é usado como um potente medicamento na Índia e na China, onde é utilizado como tempero na maioria dos pratos da sua culinária.

Leia mais: Chips de Abobrinha com parmesão: Lanche saboroso, prático e saudável

As vantagens do gengibre para nossa saúde são inúmeras. Suas ações anti-inflamatórias e antioxidantes junto com minerais importantes, como magnésio e potássio, auxiliam no bom funcionamento do organismo. Acompanhe a leitura e saiba quais são os principais benefícios do gengibre.

Confira os benefícios do gengibre

Ajuda no controle da diabetes

O gengibre é capaz de diminuir todos os níveis de proteína presentes na urina e reverter a proteinúria, condição na qual existe uma quantidade acima do normal de proteína na urina. Além disso, essa raiz ajuda a reduzir os níveis de gordura presentes no sangue. Segundo pesquisas, a presença de gingeróis também contribui no desenvolvimento do sistema digestivo e promove o controle da diabetes do tipo 2.

Auxilia no emagrecimento

Por ter uma característica termogênica, o gengibre auxilia no aumento da temperatura do organismo, fazendo com que o corpo passe a queimar mais calorias. Ademais, ele também ajuda a diminuir o apetite e a reduzir a absorção de gordura, o que auxilia no processo de emagrecimento.

As pesquisas afirmam que o chá preparado com a raiz pode aumentar o gasto calórico. Desta forma, o gengibre faz com que a queima de gordura corporal seja estimulada por acelerar o metabolismo do seu organismo.

Melhora a imunidade

O gengibre melhora a imunidade devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O consumo da raiz é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) justamente para aumentar o desenvolvimento de anticorpos no organismo.

O gengibre é rico, na sua composição, em vitaminas C e B, que são eficientes para que o sistema imune funcione de maneira correta. Assim, o uso constante do gengibre ajuda a evitar sintomas de gripes e resfriados, por exemplo.

Eficaz na redução de cólicas menstruais

Durante a eliminação do sangramento menstrual, a mulheres sentem cólicas devido às contrações uterinas. Neste caso, o gengibre faz com que ocorra uma diminuição na dor pélvica, em razão da sua ação anti-inflamatória.

Essa informação resulta de pesquisas científicas realizadas e amplamente divulgadas pelo Journal of Alternative and Complementary Medicine.

Auxilia na prevenção do câncer

Existem diversos estudos em curso no Brasil e em outros países que identificaram uma grande eficácia do gengibre para o tratamento alternativo contra alguns tipos de câncer. Isso porque o gingerol, presente no gengibre, possui um alto poder antioxidante.

Além disso, ainda é possível encontrar na raiz substâncias como zingibereno, curcumeno e farneseno, que juntas, combatem os radicais livres no organismo. Assim, elas impedem o desenvolvimento de células cancerígenas, além de reduzir sua multiplicação.

Se você gostou desse conteúdo, então clique aqui para ler mais artigos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More