Saiba quais são os direitos dos passageiros em caso de voo cancelado
Confira como funciona a assistência material e outros direitos dos passageiros.
O cancelamento de voos é algo comum por causa da intercorrências como mau tempo, manutenção da aeronave e tráfego aéreo excessivo. No entanto, na pandemia isso passou a ocorrer com mais frequência devido às medidas de segurança para evitar a disseminação da Covid-19. Pensando nisso, neste artigo iremos te contar quais são os direitos dos passageiros de voo cancelado.
Leia mais: Confira como não cair em Golpe na compra de pacotes de viagem
Cabe ressaltar que, independentemente do motivo que levou ao cancelamento de um voo, a companhia aérea tem a responsabilidade de amparar e fornecer soluções aos passageiros afetados.
Direitos dos passageiros em caso de voo cancelado
A depender da situação, quando há cancelamento de um voo, os passageiros têm diferentes direitos. Por exemplo, é possível receber assistência material conforme o tempo de aguardo, acomodação em outro voo, reembolso do valor da passagem ou remarcação do voo.
Existem dois tipos de cancelamento de voos: a primeira situação é quando a viagem sofre um atraso inicial e depois acaba sendo cancelada. No segundo caso, o cancelamento é informado antes mesmo de chegar a atrasar. De qualquer modo, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) assegura os direitos dos passageiros.
Direitos em caso de eventuais atrasos
Quando há atraso do voo, a assistência material prestada funciona a partir de 1 hora do atraso. Assim, os passageiros devem receber da companhia aérea meios de comunicação de forma gratuita, que podem ser ligações e acesso a internet.
Se o período de atraso for maior que 2 horas, a assistência deve incluir alimentação. Já nos casos em que a demora for de mais de 4 horas, os clientes devem receber hospedagem, bem como transporte de ida e volta para o local.
Além disso, passageiros com necessidade de assistência especial e seus acompanhantes sempre poderão contar com o direito à hospedagem sem depender da exigência de pernoite no aeroporto.
E quando há cancelamento do voo?
Nessa situação, então o passageiro deve optar entre ser realocado em outro avião ou ter o reembolso da passagem. Caso opte por receber o dinheiro, o cliente não poderá receber as assistências materiais. Quanto ao estorno, será referente ao valor da passagem e das taxas de embarque.
Uma outra alternativa é a opção de reagendar o voo. Nessa situação, a passagem é válida por 12 meses a partir da data da compra. Assim, é possível alterar o dia e o horário da passagem, uma vez respeitado o prazo de validade.
Se você gostou desse conteúdo, então clique aqui para ler mais artigos como esse!
Comentários estão fechados.