3 erros comuns na hora de congelar os alimentos
Veja o que evitar ao congelar seus alimentos para conservá-los por mais tempo.
Quem já experimentou uma rotina mais saudável com certeza já ouviu essa dica: faça as refeições e congele para ir consumindo ao longo da semana. Dessa forma, com marmitas e jantares já preparados na geladeira, você pode manter uma alimentação saudável e ainda economizar. No entanto, o problema é que quando vamos preparar tudo isso, vários questionamentos vão surgindo. Por isso, confira agora quais são os três erros na hora de congelar os alimentos.
Leia mais: Veja quais alimentos você NÃO deve guardar no congelador
3 erros comuns na hora de congelar comida
- Temperatura do freezer
Um erro muito comum é deixar o congelador ou freezer funcionando em uma temperatura que o sistema considera mais alta que o recomendado. O congelador foi concebido para funcionar em temperaturas abaixo de zero.
Desta forma, o dispositivo preserva os alimentos de forma ideal por um longo tempo. Assim, quando você estabelece temperaturas mais altas, isso pode afetar seu funcionamento e, assim, a qualidade do produto congelado.
- Não colocar etiquetas nos congelados
É um hábito simples, mas que a maioria das pessoas não fazem. Antes de colocar qualquer alimento no congelador, uma dica é embalá-lo corretamente e rotular com informações sobre o que é, a data em que foi preparado e muito mais. Portanto, com essas informações, fica mais fácil organizar os alimentos de forma eficiente.
- Menos comida no freezer do que o ideal
Muitos brasileiros cometem o erro de achar que um congelador vazio vai fazer com que o processo de congelamento ocorra mais rápido, mas isso não é verdade, uma vez que o freezer cheio mantém a temperatura melhor. Isso ocorre porque os alimentos congelados também produzem uma grande quantidade de ar frio.
Assim, cada vez que você abre uma porta, esses alimentos ajudam o termostato a manter a temperatura desejada, exigindo menos trabalho por parte do aparelho para expelir o ar quente que acabou de entrar.
Dicas extras sobre congelamento
- A melhor embalagem para congelar alimentos
Sua melhor aposta é congelar os alimentos em potes de vidro temperado e herméticos que não vão trincar quando congelados ou na hora de descongelar. Além disso, o material da tampa da lata também merece atenção. Normalmente, são vendidos potes de vidro com tampas de plástico.
- Não congele todo tipo de verdura
Vegetais de folhas, como, por exemplo, rúcula, alface e agrião, não devem ser congelados, pois perdem muito do seu sabor. Pepinos e rabanetes também não devem passar pelo congelamento, pois são alimentos que contém muita água. Agora, quando falamos do repolho, este pode ser usado na forma congelada em preparações líquidas, como em sucos.
Comentários estão fechados.