Reconheça 4 traços de um pai narcisista

Ter pais narcisistas afeta negativamente a infância e fase adulta das crianças.

Um pai narcisista é alguém que, em geral, pode ser considerado possessivo e costuma competir bastante com os próprios filhos. Normalmente, esses indivíduos percebem a independência do outro, e, mais especificamente, nesse caso, da criança, como uma ameaça, passando a coagi-la, para que exista apenas nas sombras daqueles responsáveis por sua criação.

Nesses casos, os filhos raramente são amados, o que pode causar uma série de traumas na vida adulta. Assim, confira abaixo sinais do comportamento narcisista e esteja atento.

Leia mais: Atitudes que os pais podem adotar para ter filhos bem sucedidos

“Síndrome de superioridade”

Muitos pais narcisistas têm uma autoimagem falsamente inflada, que é normalmente acompanhada de uma perspectiva egocêntrica sobre si mesmo. Inclusive, é comum tratarem os indivíduos à sua volta apenas como objetos ou ferramentas para uso pessoal.

Nesses casos, alguns de sus filhos podem ser preteridos, enquanto outros são ensinados a expressar esse mesmo complexo de superioridade, algo do tipo “somos melhores que os outros”.

Dependência

Pais narcisistas atribuem aos filhos a obrigação de assumir o papel de cuidador pelo resto da vida. Este tipo de dependência pode ser emocional, física e até financeira.

Claro, não há nada de errado em cuidar dos mais velhos, mas quando se trata de pais egocêntricos, isso pode ser feito em troca de muito desgaste emocional, sacrifício irracional e bastante manipulação. Não sendo levadas em consideração as próprias necessidades da prole.

Sentimento de posse

Como há essa expectativa de que os filhos passem o resto de suas vidas sob a influência dos pais, eles podem se tornar extremamente ciumentos e reativos em resposta a qualquer sinal de maturidade da criança.

Assim, quando é percebido qualquer indício de que a prole passa a se reconhecer como um indivíduo com direito às suas próprias escolhas, tais pais são tomados por um sentimento de posse geralmente seguido de uma reação contrária a tal movimento.

Em geral, o surgimento de um parceiro romântico na vida desses filhos é o que mais causa conflito, podendo responder à presença dessas pessoas com bastante rejeição ou concorrência.

Falta de empatia

No caso dos pais, o narcisismo é acompanhado pela incapacidade de estar atento aos sentimentos dos outros, especialmente os da criança. Assim, é comum que acreditem que apenas o que o pai ou mãe pensem e sentem seja de fato importante.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More