Descubra qual a conexão entre o intestino e o nosso cérebro
“O intestino é o nosso segundo cérebro” é um ditado que faz mais sentido do que você possa imaginar. Saiba mais!
Muitas pessoas não conhecem muito bem o funcionamento do próprio organismo, e nem ao menos sabem que o intestino e o cérebro tem mais relação do que imaginam. Isso ocorre, principalmente, devido à concessão de determinadas substâncias entre os dois órgãos. Por isso, entenda melhor qual a relação entre o intestino e o nosso cérebro.
Leia mais: Detox de abacaxi: Descubra como ele age no seu corpo e como preparar
O intestino e a serotonina
A serotonina, muitas vezes conhecida como o “hormônio da felicidade”, é o neurotransmissor responsável por conectar nossos neurônios. Ela exerce uma função fundamental em relação a regulação do apetite, humor, sono, memória e temperatura corporal, sendo esse um dos grandes motivos pelo qual há um grande número de antidepressivos que possuem a função de reequilibrar essa substância no organismo.
Além disso, muitos estudos realizados sugerem que o intestino pode desempenhar um papel na formação de 90% do serotonina do corpo. Isso porque certas bactérias encontradas no intestino são responsáveis pela produção de serotonina. Dessa forma, quem busca superar a depressão deve investigar a possibilidade de que o problema esteja em sua alimentação.
Qual a relação entre intestino e cérebro?
A conexão entre o intestino e o cérebro é conhecida como “sistema nervoso entérico”, que está relacionado com uma rede neural que percorre o abdômen, o esôfago e o reto, até o momento em que envia informações ao sistema nervoso central. Sendo assim, cuidar da nossa microbiota, que são os organismos vivos que vivem em nosso intestino, é uma das melhores formas de preservar nossa saúde física e mental.
Existem algumas maneiras de fazer isso, e todas elas envolvem cuidar da dieta e dos hábitos diários. Assim, é necessário quebrar maus hábitos, como dormir pouco, excesso de bebidas alcóolicas e fumar. Ao passo que, é preciso investir em alimentos que promovam a saúde intestinal, como a ingestão de alimentos com fibras que podem ajudar a ajustar essa relação entre os dois órgãos.
Comentários estão fechados.