Saiba qual é a gordura mais saudável para usar na hora de fritar

Existem diversas opções de gorduras disponíveis no mercado para que você consiga escolher a menos prejudicial para sua saúde.

As frituras são muito comuns em nosso dia a dia porque nos oferecem a praticidade de conseguir ter um alimento cozido em poucos minutos. No entanto, a depender do tipo de gordura que você escolhe para fritar, essa pode ser a opção menos saudável.

Assim, algumas pessoas desenvolvem o colesterol alto, devido a uma grande quantidade de gordura em seu organismo. Além disso, substâncias tóxicas e cancerígenas como a acroleína são produzidas quando utilizada a gordura errada para frituras por imersão. Então, fique atento ao uso de gordura para cada situação.

Leia mais: Combinações de alimentos prejudiciais à saúde: veja quais combinações evitar.

Tipos de gordura mais saudável

  • Óleos vegetais comuns

Óleos vegetais comuns, como o de soja, girassol e canola são os mais recomendados para quem deseja fazer uma fritura por imersão. Isso porque eles conseguem atingir um pico de temperatura muito alto, sendo o suficiente para ressecar o alimento e garantir a crocância.

Mas não é só para isso que eles servem, pois também podem ser utilizados em menor quantidade para frituras menores. Entretanto, recomenda-se que o óleo não seja reutilizado depois de uma sessão de frituras, visto que assim ele se tornará gordura trans.

  • Azeite

O azeite é a opção de gordura mais saudável, e por isso é o favorito de muitos. Ainda mais sabendo que ele possui grandes reservas de ômega 9, que é ótimo para a saúde do coração. Todavia, esta não é a melhor opção quando se trata de fritura por imersão, já que o seu ponto de calor fica em torno de 175° C. Com isso, há probabilidade de formação de fumaça tóxica e o próprio azeite começa a produzir acroleína, que é uma substância cancerígena.

  • Banha de porco

Engana-se quem pensa que a banha de porco, por ser mais natural, é mais saudável, visto que, na verdade, ela possui uma grande quantidade de gordura saturada. Mas, como o seu ponto de fumaça fica em 182° C, a banha pode ser usada cautelosamente em frituras que não necessitam de imersão.

  • Manteiga e margarina

A margarina tem o menor pico de fumaça entre as gorduras listadas, e também se trata de um alimento ultra processado. Sendo assim, seu uso não deve ser regular e pode ser usado apenas para frituras e refogados rápidos, sem necessidade de imersão. Da mesma forma, a manteiga também é um alimento com pico de fumaça baixo, desaconselhado para frituras por imersão. Logo, a melhor opção é utilizá-la em refogados no dia a dia.

E agora que você já sabe para que serve cada gordura, não deixe de utilizar a mais indicada para cada ocasião. E também lembre-se de compartilhar essa matéria para que mais pessoas tirem suas dúvidas quanto ao tema!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.