Saiba quando marcar uma consulta com um oftalmologista
Cuidar da saúde dos olhos deve ser uma atitude a ser incluída na rotina.
O Dia da Saúde Ocular é comemorado no dia 10 de julho, mas os cuidados com a visão devem ser constantes. Por isso, saber quando marcar uma consulta com o oftalmologista é uma das medidas para garantir que os seus olhos estejam sempre funcionando da maneira certa.
Leia mais: ‘Vitamina A’ melhora visão de mulher suspeita de ter glaucoma
Doenças podem ser detectadas no exame de rotina
É comum pensar que só se deve marcar uma consulta com o oftalmologista quando há algum problema na visão, seja por não enxergar as letras ou pela sensibilidade apresentada pelos olhos quando há contato com a luz.
Porém, manter consultas de rotina com o oftalmologista pode ajudar na detecção de doenças silenciosas, como o glaucoma, que inicialmente não apresenta sintomas, mas pode levar a uma perda de visão progressiva e até mesmo à cegueira.
No caso de pessoas portadoras de certas doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e miopia com grau superior a 6, a frequência de visitas no consultório do oftalmologista é maior, pela capacidade que essas doenças têm de causar danos à visão.
Sinais de que devo procurar um oftalmologista
Além da visita de rotina, há outros sinais que podem indicar a necessidade de consulta com um especialista na visão. Veja a seguir quais são eles:
- Visão embaçada ou turva;
- Piora progressiva da visão;
- Coceira, ardência e vermelhidão;
- Diferença significativa na visão entre os dois olhos;
- Sensibilidade à luz solar ou artificial;
- Irritação nos olhos e sensação de olhos lacrimejando com regularidade;
- Idade superior a 50 anos, quando doenças oftálmicas costumam se manifestar, a exemplo da catarata;
- Dores de cabeça constantes, sem motivo aparente, também podem indicar a necessidade de uma visita ao consultório do oftalmologista.
Se um ou mais sinais se manifestarem, a indicação é buscar orientação médica para realizar exames e apurar se há algum problema de visão ou a necessidade de usar óculos.
No caso de crianças recém nascidas, o “teste do olhinho” é feito ainda na maternidade para detectar possíveis problemas na visão do bebê. Depois disso, a partir dos três anos de idade, o seu filho já pode visitar o consultório do oftalmologista com maior regularidade.
Comentários estão fechados.