Auxílio-inclusão: quem pode receber?
Confira as informações necessárias sobre o auxílio-inclusão.
Pouco conhecido, o auxílio-inclusão é um programa criado para ajudar beneficiários e ex-beneficiários que começaram a exercer atividade no mercado de trabalho formal nos últimos 5 anos. Esse benefício procura incentivar a entrada no mercado de trabalho, além de promover uma maior autonomia e cidadania para quem o recebe. Para saber mais detalhes sobre o auxílio, inclusive quem pode receber o auxílio-inclusão em 2022, confira o artigo na íntegra.
Leia mais: Ainda é possível se aposentar com o teto do INSS?
Quem recebe o auxílio-inclusão?
Este é um auxílio de caráter assistencial do Governo Federal, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). É regulamentado através da portaria Dirben/INSS Nº 949, publicada em 18 de novembro de 2021, e destinado a todos os cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou fizeram parte do programa nos últimos 5 anos.
Seu objetivo é, principalmente, incentivar seu público na entrada do mercado de trabalho. Para obter o benefício, o profissional precisa ter sido remunerado com o pagamento equivalente a dois salários mínimos.
Além disso, o trabalhador precisa, ainda, obter uma renda familiar per capita mensal de até 3/4 do salário mínimo. Também há a necessidade de manter os dados do CadÚnico atualizados e o CPF regularizado.
Como fazer a solicitação de benefícios?
Para poder ter acesso ao benefício, inicialmente o candidato precisa cumprir alguns requisitos. Um deles é a importância de ter um nome limpo junto às instituições de crédito.
Outro ponto importante é ter sido beneficiário do BPC nos últimos cinco anos ou ter tido esse benefício suspenso nesse período. Contar com renda de até dois salários mínimos, assim como estar inscrito no Regime Geral da Previdência Social, também são fatores importantes antes de solicitar esse benefício.
Ademais, também é de suma importância estar inscrito no CadÚnico. Uma vez cumpridos esses requisitos, a inscrição ao auxílio pode ser feita pelo site, ou pelo próprio aplicativo do INSS.
Comentários estão fechados.