FIES: Saiba quem tem direito a até 99% de desconto no pagamento

Existem alguns casos em que os estudantes podem receber descontos nas dívidas de até 99%.

Os alunos que possuem dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) têm a opção de quitá-las com descontos de até 99%. Isso foi viabilizado pela Medida Provisória (MP) 1.090/2021, que trata especificamente da renegociação de dívidas relacionadas ao programa. Todos os contratos firmados até o segundo semestre de 2017 são elegíveis ao benefício. Confira neste artigo quem está apto a receber desconto no FIES.

Leia mais: Nova Lei Permite A Renegociação De Dívidas Do FIES

Descontos de até 99% do FIES podem ajudar estudantes a quitar a dívida

De acordo com o texto da medida provisória, os alunos que possuem dívidas judiciais também podem se beneficiar da decisão. O desconto de até 99% é especialmente benéfico para estudantes registrados no Cadastro Único (CadÚnico). As reduções nos valores são realizadas por meio do abatimento de multas e penalidades.

A expectativa é que mais de 2 milhões de alunos sejam beneficiados com a renegociação de dívidas e os descontos para eliminar as dívidas em aberto do FIES.

Como funciona o processo?

As dívidas podem ser divididas em até 150 vezes. De acordo com a MP, as condições de pagamento e os descontos serão baseados nas circunstâncias específicas de cada aluno, portanto, cada caso será tratado de forma diferente.

Outro fator levado em consideração é a demora no pagamento das parcelas. O desconto de 99% é reservado para os estudantes participantes do CadÚnico ou que foram aprovados para o Auxílio Brasil. As reduções chegam a 77% para os alunos restantes que têm dívidas de mais de 360 dias atrás.

Nos demais casos, as deduções do FIES serão feitas mediante a perda de juros e multas, além de desconto de 12% sobre o valor total da dívida, mas apenas para os alunos que não atrasarem o pagamento.

Fazer a simulação de uma renegociação com o banco onde o aluno mantém o contrato de empréstimo estudantil é a ação recomendada para todos que desejam conseguir algum tipo de desconto na dívida.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More