Nova lei permite a renegociação de dívidas do FIES

O presidente Bolsonaro sancionou a lei que permite renegociação de dívidas com descontos de até 77% para os estudantes.

No último dia 22 de junho, foi divulgada no Diário Oficial da União a aprovação da lei que permite a renegociação de dívidas do FIES para alunos que aderiram ao financiamento até o segundo semestre de 2017. Essa nova possibilidade oferece aos estudantes descontos de até 77% nos valores das dívidas que não foram pagas há mais de 360 dias. Acompanhe o texto e saiba mais detalhes sobre essa aprovação.

Leia também: Acesso único ao Sisu, Prouni e Fies: Conheça o novo portal do MEC

O FIES

No ano de 1975, o programa Crédito Educativo (CREDUC) foi criado pelo governo de Ernesto Geisel. Em 1999, durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso, ele foi reformulado e se tornou o Fundo de Financiamento ao Estudante (FIES). Nos governos seguintes, como o de Lula, os juros foram reduzidos de 6,5% para 3,4% com o objetivo de ajudar mais estudantes a ingressarem na universidade.

O programa em si é uma maneira de facilitar para que os estudantes possam ingressar em uma universidade particular e pagar as mensalidades após terminar a graduação, quando estiverem com emprego e estabilidade financeira. De certo modo, para muitas pessoas que querem fazer um curso superior, o programa de financiamento é uma boa saída para ingressar no mercado de trabalho.

O que muda com a sanção da lei?

A questão, no entanto, que persiste nesse programa é a quantidade de juros, que ainda assusta muitos alunos. Agora, com a sanção da Lei 14.375/22, a vida de alguns desses estudantes poderá mudar.

Com a sanção dessa lei, os valores das dívidas poderão ter descontos de até 77% na mensalidade. Aqueles que são inscritos no CadÚnico e estão com débitos vencidos há mais de 360 dias poderão receber descontos de 99% do valor.

Se você é estudante e deseja renegociar sua dívida com o Fies, busque pelos canais de atendimento disponibilizados pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Eles poderão informar como proceder e conseguir os melhores descontos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More