Saiba se algo como a história do Planeta dos Macacos realmente poderia acontecer na vida real

O que acontecerá com a vida na Terra quando os humanos se forem?

Até onde se sabe, os seres humanos são a única espécie viva capaz de desenvolver inteligência superior, assim como utilizar vestimentas, cozinhar a própria comida, entre outras características únicas. Isso faz com que a nossa espécie tenha feito uma diferença considerável para a existência na Terra (tanto positiva, quanto muito negativa também, visto toda a poluição, desmatamento, entre outros problemas). Mas, e quando formos extintos? Será que outros animais conseguirão estimular a inteligência para criar sociedades grandes e complexas como a que os humanos um dia fizeram?

Leia mais: Fauna da Amazônia: conheça os animais que correm risco de extinção

O que acontecerá com o planeta caso os humanos sejam extintos?

Ecologista molecular da North Carolina State University, Martha Reis Kind defende que os seres humanos são bons em fazerem previsões a curto prazo. Portanto, é mais interessante prever as hipóteses caso os mesmos sejam extintos “de repente, amanhã”.

Em vista disso, é possível compreender que os problemas atuais, como mudanças climáticas, continuariam a acontecer. Dessa forma, os frios continuariam mais intensos, assim como muitas espécies precisam ser ainda mais resilientes para sobreviver à seca.

Nesse aspecto, o geólogo Dougal Dixon menciona o conceito de ” convergência” . Este é um processo evolutivo no qual dois organismos não relacionados acabam desenvolvendo características semelhantes em prol do sucesso em um nicho específico.

Uma característica excelente dos seres humanos é o quão bons construtores nós somos, além do excelente raciocínio espacial. Por conta disso, para preencherem o mesmo papel ecológico que nós humanos, outra espécie precisaria desenvolver uma capacidade semelhante a essa, ou seja, precisam de polegares opositores (ou algo equivalente a isso).

Portanto, qual a conclusão adquirida?

Apesar do máximo de fatores analisados, ainda é praticamente impossível prever como a evolução se desenvolverá em uma escala de tempo geológico. Igualmente, também é muito difícil prever se outra espécie irá desenvolver inteligência em nível humano ou, até mesmo, o desejo de construir estruturas e comunidades. Mesmo que isso ocorra, serão necessários milhares de anos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More