Por que não recomendam salgar uma comida antes de jogá-la no óleo quente?
Venha descobrir a forma adequada de temperar uma comida com sal.
O sal é um tempero essencial, sendo o responsável por acentuar o sabor na comida. Entretanto, quando se trata de comidas fritas existem algumas regras diferentes, visto que, o maior erro a ser evitado ao fritar algo, é salgar a comida antes de fritá-la. Por isso no artigo de hoje vamos explicar o porquê você não deve salgar uma comida antes de fritá-la.
Leia mais: Aprenda a fazer um frango frito perfeito igual de fast-food
Por que não recomendam salgar uma comida antes de jogá-la no óleo quente?
Confira agora os motivos por que não se deve salgar uma comida antes de fritá-la:
1. O sal tira a umidade do alimento.
Quando você adiciona sal na comida, ele consequentemente tira a sua umidade através do processo de osmose – processo no qual a água de se move do meio menos concentrado para o meio mais concentrado, sem gasto de energia (ATP).
Quando você acrescenta sal no frango, o seu meio externo está mais concentrado do que o meio interno, sendo assim ocorre a saída da água de dentro para fora da comida. Isso faz com que o exterior do seu frango fique muito úmida e esse alto contato da água com o óleo pode fazer com que o óleo espirre gotas quentes e gordurosas, podendo levar a queimaduras. Além disso, esse excesso de água em seu exterior, pode impedir a formação da crosta crocante do frango.
2. Sabor desagradável no óleo.
Um outro fator que contribui para que os chefes evitem salgar o frango antes de fritá-lo é devido ao poder do sal de fazer com que o óleo desenvolva sabores e cores, dando a sua comida um sabor desagradável. O sal, através da oxidação, acelera a quebra do óleo, dando assim ao seu alimento um sabor desagradável de queimado.
Devido a esses fatores, o ideal é que você adicione o sal no alimento, depois de fritá-lo. Isso não comprometera o sabor do frango, então pode ficar tranquilo e não precisa arriscar salgando-o antes.
Comentários estão fechados.