Saque-aniversário do FGTS: o que acontece se o saque não for feito no prazo?
O Saque-aniversário é concedido todos os anos, e quando não é retirado no prazo de três meses, ele retorna para o fundo de onde veio. Abaixo, leia mais detalhes!
Foi anunciado recentemente que aqueles indivíduos que optaram por aderir ao saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) devem realizar a retirada do valor até três meses após o depósito. Assim, o prazo tem início a partir do primeiro dia útil do mês do nascimento do indivíduo e finaliza no último dia útil do segundo mês subsequente.
Leia mais: Responsáveis de crianças autistas tem direito ao saque imediato do FGTS
Para facilitar a compreensão é possível recorrer a um exemplo prático, como o de um indivíduo que nasceu em outubro e está ansioso para retirar o valor recebido pelo saque-aniversário. De acordo o calendário deste ano, o montante estará disponibilizado desde o dia 3 de outubro, e permanecerá acessível até 30 de dezembro.
Para aqueles que desconhecem informações relacionadas ao saque-aniversário do FGTS, ele é uma das opções disponibilizadas ao público para resgatar o saldo do fundo previsto em lei. Aqueles que optarem por ele terão, anualmente, a oportunidade de retirar uma porcentagem do valor disponível nas contas vinculadas.
Porém, para que o indivíduo possa ter acesso a tal recurso, ele precisará ficar atento aos prazos estipulados para a retirada.
Mas, e se eu não retirar o valor?
De acordo com as normas, caso o valor não venha a ser retirado da conta vinculada até o prazo proposto, o valor liberado irá retornar para as contas de onde saíram. No momento em que isso acontecer, o indivíduo apenas terá a oportunidade de retirá-lo novamente no ano seguinte, quando for liberado o próximo saque-aniversário.
Contudo, há uma outra opção a ser acionada. Caso o contribuinte deseje retirar o valor após o prazo, e antes do seu aniversário, ele poderá pedir o retorno à modalidade do saque-rescisão. É possível recorrer a essa alternativa a partir do primeiro dia do 25º mês após a data de pedido de retorno.
Em outras palavras, caso o indivíduo deseje ter acesso ao valor, ele terá que aguardar pelo menos 2 anos para solicitar o saque-rescisão.
Calendário do saque-aniversário 2022
Confira abaixo o calendário do saque-aniversário do FGTS desse ano, conforme o mês do nascimento do trabalhador:
- Janeiro: recebe a partir do dia 3 de janeiro a 31 de março;
- Fevereiro: 1º de fevereiro a 29 de abril;
- Março: 2 de março a 31 de maio;
- Abril: 1º de abril a 30 de junho;
- Maio: 2 de maio a 29 de julho;
- Junho: 1º de junho a 31 de agosto;
- Julho: 1º de julho a 30 de setembro;
- Agosto: 1º de agosto a 31 de outubro;
- Setembro: 1º de setembro a 30 de novembro;
- Outubro: 3 de outubro a 30 de dezembro;
- Novembro: 1º de novembro a 31 de janeiro de 2023;
- Dezembro: 1º de dezembro a 28 de fevereiro de 2023.
Comentários estão fechados.