Saque do PIS está disponível para meio milhão de pessoas; se você é uma delas, atente-se aos prazos
Muitos brasileiros não sabem que possuem direito ao saque, relativo aos anos de 2019 e 2020.
O Governo Federal autorizou o pagamento do PIS para trabalhadores da iniciativa privada. Contudo, muitos brasileiros não sabem que o saque do PIS está disponível ou sequer que possuem direito. São mais de 500 mil pessoas sem essas informações.
Leia mais: Confira qual será o novo piso da aposentadoria para 2023
O que é PIS e quem tem direito a receber?
O Programa de Integração Social é uma contribuição de natureza tributária feita pelas empresas aos empregados da iniciativa privada. Consiste em um abono salarial para ajudar na manutenção desses trabalhadores de baixa renda.
Tem direito ao benefício quem trabalhou por no mínimo 30 dias de carteira assinada, com renda de até dois salários mínimos, durante o ano-base. Em 2022, o pagamento do PIS se refere aos anos de 2019 e 2020, pois durante a pandemia o saque do crédito ficou suspenso.
Segundo o Ministério da Economia, mais de meio milhão brasileiros têm direito ao saque do PIS. Contudo, muitos deles não sabem que fazem jus ao recebimento dos valores do programa.
Neste momento, o Governo Federal tem feito o pagamento do PIS relativo aos anos anteriores, sem previsão para o início do pagamento referente ao ano-base de 2021. Portanto, caso o benefício não seja sacado ou transferido até dezembro de 2022, o trabalhador vai precisar aguardar até 2023.
Como fazer?
Além de possuir registro no programa do PIS por pelo menos cinco anos, o empregado deve estar com os dados atualizados na empresa e no banco. Isso porque o pagamento do PIS, destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, é feito pela Caixa Econômica Federal.
Os valores são repassados de forma direta pelas empresas e ficam em contas sociais na Caixa. Assim, o trabalhador não precisa efetuar o saque ou nenhuma outra atividade para receber o dinheiro.
Para sacar, o trabalhador deve fazer o download do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS. Em seguida, deve criar um acesso para usar o aplicativo, e só então será possível transferir o dinheiro disponível por meio do PIX ou efetuar pagamentos.
Comentários estão fechados.