Saúde da bexiga pode ser impactada com a prática destes 5 hábitos

Órgão do sistema urinário exige atenção para evitar o aparecimento de problemas com o passar dos anos.

O aparelho urinário exerce função importante no organismo e contribui para armazenar a urina. Porém, com o passar dos anos, a adoção de hábitos prejudiciais para ele pode favorecer o aparecimento de problemas na bexiga. Leia mais a seguir e conheça melhor quais são esses hábitos e o que deve ser evitado no seu dia a dia!

Estes hábitos podem estar afetando o equilíbrio da sua bexiga

Se durante a juventude esse é um assunto com que poucas pessoas se preocupam, com o passar dos anos, é importante ter atenção à saúde do corpo para evitar o surgimento de infecções urinárias, câncer de bexiga ou cistite.

Desse modo, é fundamental conhecer quais são os hábitos que podem prejudicar a saúde da bexiga para deixar de fazer hoje mesmo. Veja quais são eles a seguir.

Fazer exercícios físicos de grande impacto

Recomendadas para fortalecer os músculos da região pélvica, as atividades físicas de grande impacto podem agravar problemas na bexiga de pessoas que já sofrem com a condição, aumentando o desconforto.

Assim, por exercer grande pressão sobre a bexiga, exercícios como corrida e atividades aeróbicas podem não ser indicadas. No lugar, prefira caminhadas ou natação.

Beber e fumar

Os hábitos de fumar e beber podem contribuir para o surgimento de câncer de bexiga, incontinência urinária ou irritações na região.

O cigarro, por sua vez, é ainda mais prejudicial para a saúde da bexiga, porque contém mais de 60 substâncias potencialmente cancerígenas. Nesse caso, o ideal é evitar e/ou reduzir o consumo de álcool e cigarros.

Comer alimentos picantes

Para quem gosta de comidas condimentadas ou ácidas, chocolates e guloseimas, esta informação pode não ser muito agradável: consumir esses alimentos pode desencadear irritações na bexiga, além de aumentar a sensação de desconforto quando a região já se encontra irritada.

Desidratar-se

Beber mais de 2 litros de água por dia contribui para evitar o surgimento de quadros de desidratação, além de ser benéfico para a saúde da bexiga.

O ideal é que a cor da sua urina seja amarelo-clara, o que indica um corpo bem hidratado. A urina com cor amarela-escura indica que a pessoa deve beber mais água.

Idas ao banheiro com pouca frequência – ou vezes demais

Você também deve observar a frequência de suas idas ao banheiro. Afinal, urinar pouco pode desencadear problemas na bexiga, como enfraquecimento do assoalho pélvico ou incontinência urinária.

Por outro lado, esvaziar a bexiga sem necessidade, ou seja, ir bastante ao banheiro, pode agravar quadros de perdas urinárias. A frequência ideal para um adulto é urinar aproximadamente sete vezes por dia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.