Saúde do pet: Invista na saúde do seu bichinho de estimação evitando essas práticas

Muitos hábitos são responsáveis por tornar a vida de um pet mais curta, porém muitos donos desconhecem quais são.

Cuidar de um animal de estimação é mais que um prazer, pois também é um dever, já que esses seres dependem de nós. Por isso, é sempre importante relembrar da responsabilidade de cada dono para com a saúde do pet. E isso inclui evitar práticas que são danosas para o organismo dos nossos amigos peludos, e saber sobre o que não fazer.

Leia mais: Quais são os alimentos seguros e saudáveis para pets?

Veja o que evitar e preserve a saúde do seu pet

  • Não levar o pet ao veterinário frequentemente

Muitas pessoas acreditam que os veterinários servem apenas para quando os animais estão doentes, mas esse pensamento não faz sentido. Afinal de contas, nós também precisamos ir sempre ao médico para realizar exames periódicos para saber como estamos. Por isso, não seja negligente com você ou com seu animal de estimação, pois muitas doenças podem ser evitadas se descobertas cedo.

  • Não castrar o animal

A castração é uma medida que vai além do controle de natalidade de animais, embora essa questão também seja muito importante. Animais castrados têm menor chance de desenvolver tumores e também de se perder de casa. Isso porque animais não castrados estão sempre em busca de outros do sexo oposto, o que pode resultar em fugas.

  • Não estimular a prática de exercícios físicos

Os animais precisam se exercitar, da mesma forma que nós humanos devemos sempre estar em movimento. Logo, o seu bichinho pode adoecer muito rapidamente se não houver espaço ou oportunidade para a prática de exercícios físicos. Porém, dê um pulo no veterinário antes de começar uma rotina de exercícios, para garantir que está tudo bem com seu pet.

  • Não cuidar da alimentação

Os pets podem ser bem empolgados quando o assunto é comida, mas isso não é desculpa para deixá-los comer qualquer coisa. Também não caia na ideia errada de que um animal gordinho é saudável, pois o excesso de gordura faz mal. Logo, faça com que a alimentação do seu pet seja saudável e ideal para o seu tamanho, com os nutrientes e vitaminas específicas.

  • Dar banho de vez em nunca

A higiene é fundamental para a sobrevivência dos animais de estimação, e essa é uma questão que vai além do mal cheiro. Até porque os banhos evitam os parasitas e também o mal-estar em seu bichinho. Sendo assim, esteja sempre em dia com o banho do seu pet.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More