Saúde em risco: 5 erros que você comete com o papel higiênico
Existem práticas de higiene que estão ligadas a diversos riscos à saúde, incluindo materiais de necessidade básica como o papel higiênico. Entenda.
Você provavelmente usa papel higiênico diariamente, mas talvez não tenha prestado atenção em certos detalhes. Por exemplo, a qualidade da folha e a força exercida ao se limpar após realizar o número dois ou mesmo urinar.
Veja também: Os perfumes secretos da Rainha Letizia: 3 fragrâncias para se sentir da realeza
Sendo assim, é imprescindível começar a ficar atento a determinados fatores que elevam as chances de obter doenças. Logo, ao considerar aspectos biológicos, é possível reduzir consideravelmente a proliferação de microrganismos.
5 maneiras equivocadas de utilizar o papel higiênico
- Realizar o movimento de trás para frente
Primeiramente, este erro é especialmente perigoso quando se trata de uma mulher, devido ao risco de infecção urinária. Afinal, o papel acaba arrastando bactérias localizadas no reto ao canal da uretra. Por esse motivo, realize a passagem inversa, evitando pressionar a área que costuma apresentar sensibilidade.
- Não pegar a quantidade certa de papel higiênico
Outro erro é não saber quantas camadas são necessárias na hora de usar o banheiro. Lembre-se que o ideal é manter a média de 3 a 5 folhas por vez, seguindo o corte estabelecido pelo fabricante, na borda pontilhada.
- Priorizar papéis coloridos e aromatizados
Em relação ao uso de marcas que colocam perfumes na superfície, vale ressaltar que as substâncias químicas afetam o organismo. Nesse caso, provoca alergias e dermatites. Ou seja, opte por materiais hipoalergênicos e neutros, principalmente se você tiver crianças e idosos em casa.
- Fazer uma bolinha em vez de dobrar as folhas
A princípio, ao amassar o papel higiênico, a superfície de contato com a pele fica menor e menos uniforme, o que dificulta a remoção das impurezas. Além disso, ao fazer uma bolinha, a resistência tende a ser reduzida, rasgando o tecido.
- Deixar de lavar as mãos antes da higiene íntima
Por último, as mãos podem estar contaminadas com vírus, bactérias e fungos vinculados a candidíase, herpes e HPV. Por esse motivo, é importante lavar as mãos utilizando água e sabão, na intenção de se proteger. Conforme mencionado, essa preocupação combate realmente os germes infecciosos.
Comentários estão fechados.