Sinais que ajudam a identificar que a saúde mental do adolescente não anda bem
Veja informações importantes sobre a saúde mental dos adolescentes e sinais que podem indicar que algo não anda bem.
Atualmente, pesquisas apontam que a saúde mental dos adolescentes pode ser bastante afetada por inúmeros motivos. Entre eles, as mudanças – tanto físicas quanto emocionais – que acontecem nessa fase, a vulnerabilidade deles, os perigos que eles correm e até mesmo as redes sociais. Por esse motivo, a fim de explicar um pouco mais sobre o assunto, fizemos este artigo.
Leia mais: Incentive adolescentes a se abrirem para a saúde mental com esse método
Saúde mental na adolescência
Os adolescentes são aqueles que têm entre 10 a 19 anos e estão sendo moldados para a vida adulta, porém com uma maturidade muito menor e mais expostos a diversos riscos, que podem acabar afetando sua saúde mental.
Quando a saúde mental deles está muito afetada, pode acabar causando uma depressão e, em casos mais graves, levando até a um suicídio. Inclusive, atualmente, essa é a terceira principal causa de morte entre adolescentes.
Por isso, é muito importante tentar encontrar formas de detectar, o quanto antes, essas situações pelas quais os adolescentes podem estar passando. Um dos problemas quando se fala disso é que eles consumam não gostar de abordar as condições da sua saúde mental, o que acaba dificultando ainda mais esse processo e exigindo uma atenção muito maior. Isso porque quando esses problemas se estendem, podem acabar prejudicando a saúde física e mental, além de limitar futuras oportunidades.
Sabendo disso, listamos aqui alguns sinais aos quais os pais ou outros adultos responsáveis pelo adolescente precisam estar sempre atentos, que podem ajudar a perceber como a saúde mental dele está.
Sinais que ajudam a identificar que a saúde mental do adolescente não anda bem
- Isolamento;
- Problemas com o sono;
- Alteração no apetite;
- Variação de humor;
- Mudanças de comportamento;
- Cansaço;
- Preocupação em excesso;
- Dificuldade de concentração.
Comentários estão fechados.