Saúde mental dos jovens e sua ligação com o mundo digital

O uso excessivo de redes sociais pelos jovens pode acabar ampliando emoções de caráter negativo, além de agravar sintomas de depressão, ansiedade e estresse.

Hoje em dia, infelizmente, acabam sendo perceptíveis os grandes efeitos que o consumo da internet causa na estabilidade emocional e bem-estar de diversos jovens. Por conta disso, a saúde mental de jovens e adolescentes no meio digital é um dos assuntos mais abordados no nosso dia a dia.

Leia mais: Entenda por que é necessário cuidar da saúde mental dos seus filhos, principalmente na infância

Como as redes sociais podem influenciar na saúde mental de jovens e adolescentes?

Não tem como negar que as redes sociais foram uma criação importantíssima que revolucionou o mundo, trazendo diversos benefícios como a melhoria extrema na comunicação, o aumento da visibilidade em tudo que postamos, além de ser uma ferramenta que ajudou bastante as grandes e pequenas empresas no meio profissional.

Porém, junto a todos esses benefícios, as redes sociais também acabaram trazendo malefícios, principalmente entre os jovens. Isso acontece porque eles estão entrando cada vez mais cedo no mundo das redes sociais, e muitas vezes acabam não tendo uma fiscalização que seria necessária em certos casos.

O acesso desenfreado à internet vem trazendo diversos perigos, e essa situação se tornou ainda mais preocupante na pandemia, onde os jovens acabaram passando ainda mais tempo conectados, além de terem ficado mais vulneráveis aos distúrbios psicológicos causados pela utilização exagerada da internet. Por essa razão, minimizar essas consequências do vício por internet é, atualmente, um dos maiores desafios para a Saúde Pública.

Esse aumento brusco no uso de redes sociais pode acabar aumentando a vulnerabilidade em relação aos seguintes pontos: impulsividade, transtornos de humor, ansiedade, comportamentos agressivos, solidão, baixa autoestima e, nos piores casos, até práticas danosas à integridade da vida.

Como podemos evitar esses tipos de problemas e fazer um uso saudável das redes sociais?

Para fazer um uso mais seguro e saudável das redes sociais, convém seguir cuidados importantíssimos, como limitar o tempo de exposição na internet, não deixar que isso se torne um vício e sim uma forma de distração, priorizar páginas que agreguem valor, ir atrás de conhecimentos e coisas que agreguem, aumentar a fiscalização em sites que crianças e jovens costumam acessar, evitar a exibição de intimidades na internet etc.

Por fim, podemos concluir que a influência da relação entre a saúde mental dos jovens e as redes sociais acaba dependendo muito do conteúdo acessado por estes, por isso é tão imprescindível seguir essas dicas!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.