Se não fossem os egípcios, ESTAS 4 invenções não teriam chegado até nós
De algumas eles foram inventores, de outras, aperfeiçoadores.
O Egito Antigo é uma das mais impressionantes civilizações que já existiram em nosso planeta. Não à toa, o estudo dessa superpotência da antiguidade ganhou até um ramo próprio dentro da arqueologia, denominado “egiptologia”.
Dado ao fato de ser muito avançado para o seu tempo, o império egípcio, com suas dezenas de dinastias e amplo domínio, literalmente influenciou o mundo, gerando tendências que são seguidas até hoje.
Dentre essas tendências, existem invenções que são creditadas aos egípcios e outras que foram aperfeiçoadas por eles, como é o caso da maquiagem, da linguagem escrita, do relógio e do papel.
Veja a seguir as descrições dessas invenções e as ligações que elas têm com Egito Antigo!
Maquiagem
Conforme achados arqueológicos, os primeiros registros do uso de maquiagem em todo o mundo foram encontrados no Egito, datando de entre 4.000 e 3.100 antes de Cristo.
Embora outras sociedades da antiguidade (como os mesopotâmicos) também tenham sido pioneiros no uso da maquiagem, os egípcios foram com certeza os mais engenhosos.
Escritos antigos detalham como as maquiagens eram feitas na região do Nilo, com uso de minérios, extratos de plantas e outros materiais naturais que davam cor aos adornos. Não à toa, rostos representados com maquiagens pesadas se tornaram uma das principais marcas do Egito Antigo.
Linguagem escrita
É consenso no meio arqueológico que os inventores da escrita foram os mesopotâmicos, que desenvolveram a escrita cuneiforme. Porém, apesar de não ter sido criada pelos egípcios da antiguidade, a linguagem escrita foi aperfeiçoada por eles.
Depois de evoluírem ao longo de milênios, os egípcios criaram a escrita hieroglífica, um método que juntava símbolos, ideogramas e outros sinais para formar uma espécie de alfabeto primitivo.
Com o passar do tempo, essas linguagens antigas foram se afunilando, até termos as letras e numerais que conhecemos hoje no ocidente.
Relógio
Antes dos relógios modernos serem desenvolvidos, os egípcios já usavam os famosos relógios do sol e da água (clepsidra).
O relógio do sol era composto por uma coluna ou colunata que ficava sobre uma superfície plana. Conforme o sol ia se movendo, a sobra da coluna ia junto, indicando que o dia estava passando. Visualmente, esse tipo de relógio é idêntico aos modernos relógios analógicos.
Já a clepsidra, ou relógio de água, era representado basicamente por um recipiente cheio de água com um buraco bem pequeno perto do fundo. Quando a água ia saindo, ia deixando marcações que indicam as horas.
Papel
O papel como conhecemos hoje também não foi exatamente desenvolvido pelos egípcios antigos. Na verdade, isso foi feito em meados do ano 140 a.C., por cientistas chineses.
Entretanto, é exclusiva do Egito Antigo a autoria do papiro, um tipo de papel feito com base nas fibras de uma planta de mesmo nome. Esse material foi um marco histórico importante que permitiu àquele povo documentar suas histórias e, a nós, conhecer a sociedade egípcia hoje em dia.
Comentários estão fechados.