Pessoas ricas são inteligentes? Estudos revelam que essa comparação nem sempre está correta

Se você deseja ficar muito rico e acha que, para isso, é preciso ser muito inteligente, você está muito enganado.

É um fato que a maioria das pessoas gostaria de ser rica e poder viver a vida dos sonhos, no entanto, esse privilégio é para poucos. O mais curioso é a assimilação que a grande maioria faz de riqueza e inteligência. Estudos revelam que nem todas as pessoas ricas possuem um nível de inteligência alto. Entenda, com mais detalhes, o porquê dessa conclusão.

Entenda que nem todas as pessoas extremamente ricas também são muito inteligentes

Conforme estudos publicados pelo Instituto de Sociologia da Universidade de Leipzig, na Alemanha, o nível de inteligência das pessoas extremamente ricas pode ser muito menor do que aquelas que recebem apenas um salário mínimo.

O estudo foi realizado apenas em homens na faixa etária de 40 anos. As mulheres e imigrantes não participaram. Os autores da pesquisa revelam que o levantamento feito é totalmente restrito, já que a polêmica causada foi gigantesca.

Além disso, é dito que nem sempre o campo profissional mais bem remunerado ou o de maior prestígio é o que comporta pessoas muito inteligentes. Questões como: motivação pessoal, habilidades sociais e criatividade não foram levadas em consideração.

Como foi feito o estudo para medir o nível de inteligência dos super-ricos?

Os pesquisadores levaram muito em consideração o histórico de milhares de homens que foram obrigados a realizar o alistamento militar entre os 18 e 19 anos. Naquela época, foram feitos exames físicos, psicológicos e cognitivos.

No entanto, não foi somente isso que eles analisaram. Foram usados, também, dados sobre a posição no mercado de trabalho ao chegarem aos 40 anos, aproximadamente.

Quais foram às descobertas do estudo?

Eles concluíram que a relação entre capacidade e salário é muito forte. No entanto, quando o salário anual ultrapassa 60 mil euros, a capacidade cognitiva começa a ser reduzida.

Resumindo, há sim uma possibilidade de que a inteligência pode auxiliar no sucesso profissional, mas isso não é uma regra. Além disso, outros fatores envolvidos devem ser lavados em consideração como, por exemplo, acúmulo de capital ou relações sociais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.