O que é Sociologia? Compreenda o seu significado e propósito na Ciência!

Parte do componente curricular do ensino médio, a Sociologia busca entender as relações sociais e o comportamento dos indivíduos nesse meio.

0

 

Na área das ciências humanas há múltiplas competências e habilidades relacionadas às diferentes disciplinas, sendo uma delas a sociologia.

Parte componente curricular do ensino médio, ela permite com que o ser humano abra o seu olhar para as questões íntimas ao universo social, além de lhe proporcionar uma abrangência de observação das demais disciplinas que compõem o seu currículo.

Mas o que realmente é a sociologia?

Imaginamos que você ou alguma pessoa conhecida já tenha feito essa pergunta, ou no caso, tenha se perdido na infinidade de teorias elaborados por sociólogos que buscam definir o campo. No entanto, vamos tentar simplificar o conceito para você.

Em síntese, a sociologia é a ciência que almeja compreender a própria sociedade, debruçando por seus componentes, suas ramificações e integrantes. É a disciplina que tenta entender as relações sociais e os contextos nos quais a dinâmica humana e as suas interações em grupo e individual se desenvolvem.

Ela é considerada uma ciência por se arquitetar em um método científico cujo intuito é compreender processos e fenômenos observados de forma direta ou indireta.

Não necessariamente no padrão físico ou biológico, ela segue uma metodologia de investigação e pesquisa, seja por meio de entrevistas, análise de dados, gráficos e tabelas ou qualquer outro que seja considerado útil a questão problema.

Desse modo, se por um lado o psicólogo tem como objetivo entender como rege o comportamento de um indivíduo, os sociólogos possuem como atribuição observar o comportamento coletivo. Para isso, lhe interessam os fenômenos dessa sociedade, sejam eles de caráter cultural, econômico e/ou religioso.

Objetos de estudo da sociologia

De forma resumida, a sociologia engloba cinco elementos:

  1. A estrutura social;
  2. Os grupos sociais;
  3. A família;
  4. As classes sociais;
  5. Os papéis do indivíduo na sociedade.

Assim, lhe interessa a multiplicidade de organizações humanas e instituições sociais, como é o caso das igrejas, das empresas, das escolas, dos hospitais etc. Também lhe é objeto de estudo os grupos culturais, seus comportamentos e as influências históricas e sociais que os mesmo recebem.

O olhar sociológico traz uma nova percepção a contextos considerados individuais, mas que acabam por alcançar múltiplas pessoas, se tornando uma realidade coletiva, sendo um exemplo o fator desemprego.

Apesar de partir de um cenário individual, o desemprego ecoa em toda a cadeia social e reflete em diferentes esferas, seja ela econômica, social e outras cadeias que vai alcançando.

Com a multiplicidade cultural e social, são muitos os temas possíveis de exploração dos sociólogos, sendo eles: os movimentos sociais, as questões de gênero e sexualidade, a comunicação, a pobreza, a política, a economia, a religião, a educação e muitos outros.

Quando surgiu a sociologia?

Considerada como uma matéria relativamente nova, isso separada das demais disciplinas das ciências humanas, a sociologia surge em meados do século XIX, com o filósofo francês Auguste Comte (1798-1857), no seu curso de Filosofia Positiva, em 1838.

A intenção era unificar os estudos envolvendo o homem, como é o caso da história, da psicologia e da economia.

Comte foi o pioneiro e propôs a área de estudo que almejava analisar os aspectos do homem social e os fenômenos das diversas realidades sociais. O filósofo se pautava no racionalismo acima de tudo, entretanto, depois tentou tornar as matérias científicas fruto do positivismo, que dominou o modo de observação do mundo em meados da Revolução Industrial (séculos XIX-XX).

A sua corrente sociológica positivo-funcionalista foi mais tarde desenvolvida por Émile Durkheim, e demais correntes sociológicas desenvolveram-se com Karl Marx e Max Weber.

Veja também: Quanto ganha um profissional de Ciências Sociais?

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.