Se você não vive sem seu cafezinho, é melhor ouvir o alerta desta médica

O café, uma bebida muito popular, pode aumentar o açúcar no sangue. O alerta foi feito por uma endocrinologista. Entenda os riscos.

O consumo de bebidas açucaradas pode provocar picos de glicemia e aumentar os riscos do diabetes, doença que atinge mais de 537 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Uma bebida muito consumida pelos brasileiros pode aumentar o açúcar no sangue. Veja qual é e como se proteger!

Leia mais: Seu cabelo está caindo? Isso pode ser um sinal de diabetes!

Cada dia mais as pessoas estão conscientes sobre a importância de adotar alternativas mais saudáveis. No caso das bebidas, algumas trocas inteligentes podem resultar em mais saúde para o corpo, como o aumento no consumo de água, chás naturais, água com gás e sucos frescos sem adição de açúcar.

Bebida popular pode aumentar o açúcar no sangue

Para cuidar mais e melhor da saúde, a orientação é sempre procurar um nutricionista para ter orientação personalizada para cada organismo. Mas algumas dicas podem te ajudar a fazer boas escolhas hoje mesmo!

A médica especialista em endocrinologia, Diana Bytyqi, fez um alerta importante. Em um vídeo publicado na rede social TikTok, ela explica que o café pode contribuir para aumentar os níveis de açúcar no sangue. Segundo Diana, a bebida pode causar picos de açúcar no sangue, especialmente em pessoas extremamente sensíveis aos efeitos da cafeína, como aquelas com diabetes tipo 2.

Foto: Reprodução

A cafeína presente no café estimula a produção de adrenalina, um hormônio que eleva o açúcar no sangue ao liberar glicose armazenada no fígado. Ainda, estudos sugerem que o consumo excessivo de cafeína pode reduzir a sensibilidade à insulina, dificultando o controle do açúcar no sangue por parte do corpo.

Apesar disso, a relação entre café e diabetes tipo 2 ainda está em estudo. A resposta à bebida varia de pessoa para pessoa. Isso porque o tratamento do diabetes tipo 2 é individualizado e deve ser acompanhado por um médico.

Dessa forma, mesmo com o alerta da médica, é importante perceber que o café pode ter efeitos positivos e negativos no controle do diabetes tipo 2, sendo que a moderação é sempre o melhor caminho.

Outro ponto a observar é o tipo de café. Os que são filtrados e sem adição de açúcar tendem a ter menor impacto na glicemia do que cafés com adição de leite, creme ou açúcar, por exemplo. Por isso, na dúvida, consulte um médico para monitorar os níveis de açúcar no sangue após o consumo da bebida.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.